Thirteen

ESTÁGIO CURRICULAR | A Primeira Entrevista

No final de Outubro fui obrigada a dar corda às sapatilhas. Perante opções pouco interessantes quando comparadas com os meus objetivos profissionais, decidi que iria deixar de lado os protocolos existentes e que iria procurar uma empresa que se enquadrasse realmente naquilo que eu pretendia para mim. Arrisquei. Saí da minha zona de conforto. Fui ambiciosa. Deixei de lado os hotéis, as agências de viagens, as empresas de organização de eventos e os aeroportos e segui a vertente menos tradicional da minha Licenciatura: comecei a procurar empresas mais focadas na área da Comunicação, da Promoção Turística, do Marketing e da Imagem.

Encontrei algumas e decidi começar por contactar aquela que acompanho há mais tempo, que me desperta maior curiosidade e admiração. O máximo que podia acontecer era receber uma resposta negativa, correto? Enviei um email, marcámos uma reunião e saí da empresa com estágio assegurado e menos trinta quilos nos ombros. O sonho.

Eu nunca tinha ido a uma entrevista de emprego ou de estágio e por isso não ia minimamente preparada para as perguntas que me fizeram mas, ao mesmo tempo, acho que foi essa descontração e essa (quase) falta de preparação que me garantiram o lugar: eu respondi com sinceridade e transparência a tudo o que me foi questionado, eu não me armei em carapau de corrida (porque não tinha idealizado respostas politicamente corretas e estava até um pouco ansiosa) e fui honesta: destaquei aquilo que tenho de bom, admiti algumas falhas que quero corrigir e foquei áreas onde quero aprender e evoluir. Eu conhecia a empresa porque acompanho o seu trabalho quase diariamente e não porque estudei intensivamente a sua estrutura e o seu sucesso antes de entrar naqueles escritórios. Eu não inventei respostas nem dei a volta às perguntas. Para o bom e para o mau, eu partilhei a minha personalidade, os meus objetivos e a minha determinação e isso contribuiu para que eu tivesse acesso à oportunidade de trabalhar num projeto que admiro. Não podia estar mais contente.

Imagem de coffee, iphone, and work

21 comentários:

  1. Parabéns Carolina, quem não arrisca não petisca

    ResponderEliminar
  2. Foi muito bom...Qual é a empresa? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por uma questão de privacidade prefiro não fazer referência ao nome da empresa, pelo menos por agora. Espero que compreendas :)

      Eliminar
  3. Ainda bem. Eu também ia um bocadinho ansiosa e quase não me preparei, até porque não fazia ideia do que tinha que preparar :P
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Que bom! Que desempenhes um papel que adores e que aprendas muito! Muita sorte Carolina :)

    ResponderEliminar
  5. já passei por isso para o meu estágio da licenciatura :)
    e compreendo perfeitamente :D
    boa sorte

    big beijo annydajuba.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabéns! E pode-se saber qual é a empresa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já referi, por uma questão de privacidade prefiro não fazer referência ao nome da empresa, pelo menos por agora. Espero que compreendas :)

      Eliminar
  7. Passei por isso à umas semaninhas. É tão bom ficarmos sem esse "peso nos ombros"! :) parabéns e que tenhas muito sucesso!

    The eyes of a Mermaid

    ResponderEliminar
  8. Fico contente por ti Carolina, Muitos Parabéns :)

    ResponderEliminar
  9. A área que escolheste, apesar de não ser a mais convencional, é uma que também me cativa bastante. Desejo-te tudo de bom!*.*

    ResponderEliminar
  10. Ficamos mesmo muito felizes que estejas a cumprir com os teus sonhos! Tu mereces. Mesmo sem te conhecer, pelo que vamos acompanhando pelo blogue, já és uma pessoa que admiramos muito. Uma pessoa que nos faz mudar de ideias quando pensávamos que jamais seria possível. Hás-de ir longe! Esperamos ver-te ir longe! :D

    ResponderEliminar
  11. que bom! compreendo (: conheço e adoro o trabalho! fico mesmo feliz por ti!

    ResponderEliminar
  12. Muitos Parabéns! Fico muito feliz por ti e não esperava outra coisa Carol. Beijinhos

    ResponderEliminar