"A abstenção também demonstra o descontentamento dos cidadãos.". NÃO. A abstenção demonstra desinteresse e preguiça. SÓ.

18 comentários:

  1. Concordo totalmente! Podem demonstrar o descontentamento, indo votar em branco, por exemplo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais seguro o voto nulo, ninguém pode "vandalizar" e mostra o descontentamento à mesma (digo isto porque já ouvi histórias em que o número de votos em branco tinha diminuído ao refazer a contagem)

      Eliminar
  2. Discordo. Eu fui votar e gosto de usar esse direito. Enquanto puder, vou usufruir dele, sempre o vi como um dever também (e sempre verei). Mas essas palavras, cada vez mais, não são verdade, e acredita que acreditei nelas até estas eleições. A verdade é que o voto é um direito civil. Não é um dever. Cada um o usa como quer, e ninguém tem nada a ver com isso, por muito que venha a prejudicar o país! É tão válido votar como não votar, está escrito na constituição. Não é por nós acharmos que é um dever que o podemos impôr às pessoas, isso não funciona assim. Na minha opinião todos devíamos usufruir desse direito, mas se há pessoas que não querem... Quem sou eu para julgar? Acho que todos o deviam fazer, mas conheço muito gente que de desinteresse e de preguiçosos nada têm. Tendo em conta que votar é um direito, e não um dever, a abstenção sim, demonstra o descontentamento das pessoas em não existir ninguém que queiram eleger. O problema é que a abstenção é desvalorizada, e é aí que o direito constitucional é retirado às pessoas. Porque a abstenção não conta. Porque a abstenção é vista como portugueses preguiçosos que não saem do sofá. Conheço muito gente que de desinteresse e de preguiçosos nada têm. Mas perderam a fé nos políticos, nas pessoas. Perderam a fé no sistema, muito por culpa do que aconteceu nas últimas eleições. Se há muitos que não foram votar por preguiça e desinteresse? De certeza que sim. Mas nem todos. E estão no seu direito, se assim o entendem.

    ResponderEliminar
  3. Concordo completamente. Demonstra bem aquilo que o povo português se está a tornar.

    ResponderEliminar
  4. YES. YES YES YES. Concordo contigo. Querem mostrar que estão descontentes, levantem o rabo do sofá e vão lá deixar votos em branco ou nulos, whatever. Percebo que as pessoas estejam sem fé, e sem querer optar por opção nenhuma, porque nenhuma se apresenta boa. Percebo isso. Mas então manifestem-se. Porque ficar em casa é exactamente a mesma coisa que não querer saber - e convenhamos que, pelo menos olhando para a geração mais nova, o problema generalizado é mesmo não querer saber. O que é só parvo e reflecte a falta de educação para a cidadania que vai neste país.

    (Este tema faz-me ficar com vontade de discutir à séria)

    Jiji

    ResponderEliminar
  5. Tal e qual! É isto mesmo!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Estamos juntas nisto, Carolina! Concordo totalmente. Votar é um direito mas também um dever! Ficar sentado em casa nunca revela nada a não ser preguiça. Querem mudanças, têm de fazer por elas. Votem em branco, manifestem-se à porta das urnas, intervenham, associem-se para criar alternativas, façam o que quer que seja, mas FAÇAM!

    ResponderEliminar
  7. Concordo! O que demonstra descontentamento é ir lá e votar nulo, por exemplo. Mas se nem isso fazem, não mostra nada a não ser desinteresse, completamente!

    ResponderEliminar
  8. Exacto. Existe o voto nulo e em branco. O que mais me mete confusão são as pessoas que falam mal do governo e de quem lá está dentro, mas no fim, pergunto se votou e a pessoa diz-me que não. Fuck logic.
    kiss na cheek

    ResponderEliminar
  9. Depois ainda têm a lata de vir criticar quem foi eleito. Não fizeram nada para alterar ou mudar portanto calem-se.

    ResponderEliminar
  10. Eu também acho.
    Manifestem-se com votos nulos.
    nem mais nem menos

    ResponderEliminar
  11. Se querem manifestar esse tipo de descontentamento, façam-no votando em branco. Não votar é o grande erro da população.

    ResponderEliminar
  12. Concordo totalmente! Se as pessoas estão descontentes então devem fazer alguma coisa para mudar isso. Se não vão votar como estão sequer a tentar mudar? Quem não gosta de nenhum dos candidatos, pode votar em branco... o que considero ser melhor do que não sair de casa porque está a chover.

    ResponderEliminar