Casamento: sim ou não?

26 comentários:

  1. Eis uma pergunta que me divide... Sempre disse que não casava mas, depois de passar um Verão inteiro a servir casamentos, fiquei a querer um bocadito uma festa daquelas... agora, mais distanciada disso, não sei se quero casar ou não. Melhor, não sei se quero a dita festa! Talvez case, no sentido de assinar o papel, mas investir numa festa não sei se farei...

    ResponderEliminar
  2. Não é uma cerimónia que procure concretizar, idealize ou sequer sonhe com isso. Acho até que, por mais pequena e familiar que seja, traz sempre imensa ansiedade, trabalho e imprevistos horríveis de última hora e é de um enorme peso monetário que poderia ser aproveitado para momentos a dois especiais.
    Mas, e mesmo com todas essas desvantagens e mesmo com a minha indiferença para a cerimónia, não é algo que eu diga prontamente que nunca irei aceitar ou sequer participar. Se a minha fase de vida e a relação com o meu parceiro fizerem todo o sentido para um casamento se dar e acontecer, porque não?

    Simplesmente passa-me bastante ao lado de momento. Em todas as particularidades, até no vestido.

    ResponderEliminar
  3. É tudo muito giro, planear o casamento, a festa, tudo, mas não está nos meus planos casar :)

    ResponderEliminar
  4. não acho que seja o casamento que defina uma relação, mas sim, quero casar :)

    ResponderEliminar
  5. Para mim, não. Não faz nada o meu estilo e não acho que mude nada.

    ResponderEliminar
  6. Sim. Sem dúvida. Um dos meus grandes sonhos desde pequena. Sou, realmente, muito romântica e sensível neste aspecto.

    ResponderEliminar
  7. Há uns anos atrás eu diria sem hesitação que não, hoje em dia digo que não sei de verdade. Consigo imaginar-me ao lado da pessoa com quem estou agora no futuro e por muito tempo, mas não acho que seja imperativo realizar uma cerimónia que marque isso. Por outro lado, um casamento é sempre uma celebração de amor muito bonita. Por isso, não sei mesmo, mas é uma questão na qual ainda não terei de pensar para já, felizmente!

    ResponderEliminar
  8. Se fizer sentido para o dois claro que sim! Para mim sim!

    ResponderEliminar
  9. Para mim, é dinheiro mal gasto. Juntar com alguém sem um papel assinado já é casamento.

    ResponderEliminar
  10. Um dia quero, mas não é algo que me preocupe muito :))

    ResponderEliminar
  11. Tudo depende das pessoas. Eu não valorizo muito. Sem dúvida que adoro todos os preparativos da festa em si e assim, mas não passa disso. Acho que duas pessoas não têm que assinar papeis nem ter alianças nos dedos para demonstrar o seu amor um pelo outro. Mas é claro que na vida nunca sabemos o futuro e quem sabe amanhã não estarei a subir a um altar. Porque a verdade é que pode fazer sentido nas nossas vidas.

    ResponderEliminar
  12. ja tive mais certa quanto a isso, :) acho que gostaria de ter um dia assim, mas ao mesmo tempo penso que seja um investimento muito grande num dia só

    ResponderEliminar
  13. Sim eu gostava. Com festa maior ou mais pequena, gostava!

    ResponderEliminar
  14. Depende , eu na minha opinião gostava de um dia vir a casar mas a realidade é que sei que é algo que leva a grandes custos monetários e preocupações irrelevantes

    ResponderEliminar
  15. Acho que cada casal sabe de si, mas que a sociedade tem de ver isso mesmo: não é obrigatório para ninguém casar-se.
    Eu cá que adoro festas, aperaltar-me, comer muito e dançar acho que foi uma "invenção" muito boa para celebrar o amor entre duas pessoas.

    ResponderEliminar
  16. Sim, desde que seja porque se quer, e não porque "é assim que se faz". Quanto a mim, acho que gostava, pelo facto de poder ter uma celebração (e não uma prova) de uma relação forte e com amor, não tanto pelo papel em si, e muito menos pela cerimónia religiosa. Confesso que tenho em mim uma pequena princesa que gosta de todo o sururu do vestido branco, a festa, a família reunida - porque para mim seria o núcleo duro e pouco mais - mas conhecendo-me e sabendo que sou uma control freak, sei que iria/vou virar uma bridezilla por isso não faço questão de enfrentar esse stress. A ver vamos. Um dia penso nisso :) mas boa pergunta!

    Jiji

    ResponderEliminar
  17. Se fizer sentido para os dois sim, de resto, a mim não me diz muito. Não é isso que para mim define uma relação. Como costumo dizer, o dinheiro que se gasta numa festa preferia gastá-lo noutras coisas com ele. Como disse, não é um sonho, nem tenho isso em mente, mas nada contra :)

    ResponderEliminar
  18. Há uns tempos atrás era uma activista fervorosa contra o casamento... Hoje já não, cada pessoa/casal deve fazer aquilo que acha por bem...o importante é que haja amor!

    ResponderEliminar
  19. Sim, desde que seja com a pessoa certa e muito bem pensado :)

    ResponderEliminar
  20. Só tem de ser uma coisa decidida pelos dois. Eu vejo o casamento não passa de formalização do que já existe (e, claro, uma festa) mas não vejo isso como algo necessário numa relação. Desde que ambos queiram, parece-me bem, não deixa de ser uma celebração do amor :)

    ResponderEliminar
  21. Se ambos tiverem a mesma visão sobre o assunto, se fizer sentido para os dois... sim!

    ResponderEliminar