Thirteen

CINEMA | The Martian [2015]

Um astronauta dado como morto em Marte e deixado para trás após uma tempestade poderia resultar numa de duas coisas: uma história cativante ou um projeto aborrecido. E, felizmente, "The Martian" encaixa-se na primeira opção graças à sua fórmula. Eu confesso: este foi um filme que me surpreendeu positivamente. Eu não dava uma caixa de fósforos por ele e agora dou a mão à palmatória: gostei muito e percebo perfeitamente as nomeações que me puxaram para lhe dar uma oportunidade.

A combinação entre ficção científica, sobrevivência, criatividade, drama e comédia resulta na perfeição e Matt Damon está de parabéns pela sua prestação - assim como todas as outras caras conhecidas que abraçam papéis secundários com distinção apesar de não lhes ser dado grande destaque. Ainda que este seja um filme baseado na ciência, as explicações científicas nem sempre são tão científicas assim mas tudo isso é perdoado pela competência e ligeireza apresentada em "The Martian". As atitudes criativas que permitem ao protagonista lutar pela sobrevivência são fantasiosas e os planos de salvamento elaborados pela NASA são irrealistas - aliás, um astronauta sobreviver sozinho durante anos num planeta muito pouco explorado e sem reservas de água e alimentação é absolutamente ilusório - mas "The Martian" ganha imensos pontos porque, para além das reviravoltas constantes que criam empatia com o protagonista, não é um filme pretensioso. O humor é privilegiado a cada etapa e o filme entretém-nos graças a Matt Damon, que trabalha com profissionalismo e que dá vida a uma personagem divertida mas igualmente inteligente e emocional, sem cair no exagero.

Numa vertente mais técnica, a banda sonora disco inesperada torna o filme ainda mais divertido e "The Martian" é um filme delicioso cuja nomeação para Melhor Cenografia não me surpreende. Como ainda não vi os restantes nomeados não consigo precisar se "The Martian" sairá vitorioso nessa categoria no próximo mês mas a nomeação é completamente válida pois todo o trabalho de "backstage" faz a diferença em cada cena. Duvido que Matt Damon ganhe o Oscar para Melhor Actor - como disse, ainda não avaliei a concorrência e parece-me que a corrida está renhida - mas não podemos dizer que a nomeação não é justa porque é a sua prestação que dá vida ao filme. Gostei muito.

11 comentários:

  1. já vi o filme e adorei.. Mas eles no filmes explicam como ele racionaliza a comida e como "cria a água".. tudo a ver com química. E foi isso que gostei do filme, eles misturaram comédia, ciência e ação. está fantástico

    ResponderEliminar
  2. Ainda não vi o filme ( a faculdade anda a ocupar-me o tempo todo), mas é um filme que está na minha lista. Quero muito vê-lo e, depois do teu post, ainda fiquei mais curiosa.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  3. Nós também vimos este filme e adorámos. É muito intenso.

    ResponderEliminar
  4. É um filme que quero muito ver depois do que li aqui, quero ainda mais ver!

    Segui-te, adoro o visual do teu blog e a maneira como escreves!

    ResponderEliminar
  5. Gostei do filme mas confesso que as minhas expectativas estavam mais elevadas na altura em que o vi.

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia, mas fiquei com vontade de o ver :)

    ResponderEliminar
  7. Estou ansiosa por o ver. Foi um filme que despertou a minha atenção mal vi o trailer e só tenho lido excelentes opiniões sobre ele :)

    ResponderEliminar
  8. Fiquei com muita vontade de ver o filme depois desta crítica tão completa! :D Tenho de começar a tratar disso rapidamente! :p
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Já vi e achei muito interessante!!

    ResponderEliminar