Thirteen

LISBOA, PORTUGAL | Casa de Fernando Pessoa

A casa onde Fernando Pessoa viveu durante os últimos 15 anos da sua vida (1920-1935) localiza-se em Campo de Ourique, tem uma fachada que não nos deixa perdê-la entre passos e é hoje uma casa de cultura com programas diversos para toda a família. E curiosamente, foi o ponto de maior desilusão no nosso roteiro lisboeta.

Para além do quadro pintado por Almada Negreiros, da famosa cómoda onde o escritor gostava de dar vida à sua imaginação, da sua máquina de escrever, dos seus blocos de apontamentos e dos seus óculos, não há muito para ver e discordo quando me dizem que é um acervo completo da vida e obra de Pessoa. Parece-me que esta Casa-Museu satisfaz os fãs do autor na medida em que reúne um pouco mais de si e do seu trabalho mas se avaliarmos a visita com cuidado e imparcialidade facilmente percebemos que não estaríamos dispostos a pagar mais do que aquilo que está estabelecido na tabela de preços (o bilhete de estudante custa 3€, se não estou em erro).

O destaque está na obra do autor (digitalizada e disponível para consulta) e nas atividades que são promovidas ao longo do ano e não propriamente na recriação da sua casa - que foi renovada e modernizada duma forma que não se enquadra com aquilo que pretende transmitir e que, apesar de ter uma sala multimédia recheada e um pequeno ecrã com jogos que farão as delícias dos mais novos, não nos preenche totalmente. Aplaudo os colóquios, os debates, as conferências e exposições temporárias (quando visitei estava patente uma exposição sobre a Revista Orpheu) mas sinto que a exposição permanente é muito, muito fraquinha e que não nos dá uma perspetiva fidedigna perante a vida do escritor português. Poucos objetos originais, poucas curiosidades, poucas novidades para quem conhece minimamente o autor. Esperava mais.

9 comentários:

  1. Visitei-a talvez em 2012 ou 2013 não me recorda. E achei tal e qual o mesmo! Tem pouco para ver.

    ResponderEliminar
  2. Também já vistei! Tem pouco para ver, mas é giro de ver na mesma! :) beijinho

    ResponderEliminar
  3. por acaso vou visitá-la em abril e estou bastante curiosa, agora que disseste isso fiquei um pouco desiludia mas vou esperar para tirar as minhas próprias conclusões :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Acredito piamente no que dizes. Uma casa assim pedia elementos originais e ainda, o contar de uma história diferente daquela que conhecemos. Por isso, entendo perfeitamente a desilusão.

    ResponderEliminar
  5. Este ano tenho marcada uma visita de estudo à casa de Fernando Pessoa. Acho que vai ser guiada e por isso, não sei o que esperar.

    ResponderEliminar
  6. Tenho curiosidade em lá ir! (: Percebo a tua desilusão, porque não houve praticamente nada de novo para ti, mas acho que é daqueles sítios que merece pelo menos uma visita, ainda que não fiquemos com vontade de repetir! xD
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  7. No 12º ano fui em visita de estudo e acabei por gostar, mas concordo contigo. Merecia muito mais, podiam fazer coisas tão boas e agradáveis!
    Mas fiquei tãããããããão apaixonada com a fachada da casa!

    ResponderEliminar
  8. Ainda não explorei a sua obra mas tenho curiosidade em visitar a Casa de Fernando Pessoa :)

    ResponderEliminar
  9. Vou visitá-la daqui a um mês no âmbito de uma visita de estudo e confesso estar bastante entusiasmada. Vamos ver se saio de lá tão desiludida como tu (espero que não).

    ResponderEliminar