Thirteen

LISBOA, PORTUGAL | Museu da Electricidade

O Museu da Electricidade foi aberto ao público em Maio de 2006 e está localizado no antigo edifício da Central Tejo, em Belém, pertencendo agora à Fundação EDP. Procura explicar o modo de funcionamento desta antiga central termoeléctrica e reúne diferentes espaços a fim de tornar a visita mais completa: uma sala dedicada às Energias Renováveis, um núcleo interativo chamado "Experimentando", maquetas sobre o processo de produção, transporte e distribuição da electricidade e uma exposição dedicada aos cientistas que promoveram algumas das descobertas mais importantes da área. E como se não bastasse, há ainda um espaço pronto para receber as coleções mais improváveis e as exposições temporárias mais diversificadas. 

Pessoalmente, não achei grande piada à exposição temporária que tive oportunidade de ver em Novembro (tratava-se apenas uma coleção totalmente aleatória e sem um fio condutor por isso, apesar de ter gostado de algumas peças, a exposição como um todo não me cativou ao ponto de a recomendar) mas, por outro lado, gostei imenso da exposição permanente e comprovei aquilo que tanta gente me havia dito: o Museu da Electricidade é um poço de conhecimento, todas as salas têm informações pertinentes e esclarecedoras (o vídeo explicativo no início da visita está fantástico) e o Museu é, no geral, um espaço bem organizado que cativa os visitantes.







4 comentários:

  1. Fui lá recentemente e encontrei a mesma exposição temporária que a tua. Temos a mesma opinião sobre ela, havia detalhes naquela exposição que me perturbaram pela desnecessidade (não me esqueço que estava lá uma turista a tirar uma foto com o telemóvel à tela toda pintada de preto, o que eu me ri). Mas a exposição permanente é excelente, quer na explicação, em todos os cenários, nos detalhes... E a visita guiada, pelo que já me disseram, também é muito completa :D

    ResponderEliminar
  2. Adoro visitar museus e exposições. Só tenho pena de às vezes só saber delas depois de terem acontecido!

    ResponderEliminar
  3. Eu adorei na altura que o visitei apesar de não gostar muito dos bonecos :p

    ResponderEliminar
  4. Os museus cativam-me. Este não conheço!

    ResponderEliminar