Thirteen

SOLIDARIEDADE | Refood

Quero escrever mais vezes sobre projetos que valem a pena, instituições que são maiores do que a publicidade a que têm direito. E começo hoje, escrevendo sobre a Refood, uma organização que tenta evitar os desperdícios alimentares, actuando no apoio aos sem-abrigo e famílias carenciadas. Porque há comida que vai para o lixo apesar de estar em perfeitas condições para consumo e porque é possível contrariar esta tendência.

A fórmula Refood é bastante simples: os voluntários recolhem os desperdícios e sobras em restaurantes, mercados, cafés, pastelarias, supermercados e afins, separam, organizam e distribuem diariamente pelas famílias que mais precisam. Sem fins lucrativos, sobrevivendo através dos donativos e gerando um impacto positivo na comunidade.

Neste momento a Refood está em vários pontos do país - vejam onde AQUI - e terá todo o gosto em receber novos voluntários a fim de proporcionar resultados maravilhosos em cada um dos seus núcleos. Sentem empatia com o projeto? Querem contribuir de alguma forma? Divulguem o trabalho das equipas de voluntários e a missão desta organização (como eu estou a fazer agora), contribuam para o seu reconhecimento e crescimento, apoiem a Refood com bens materiais adequados às suas necessidades, façam donativos monetários, participem num turno uma vez por semana. Pequenas acções poderão fazer a diferença.

11 comentários:

  1. Não só conhecia o projecto como os vi em acção no dia de ano novo deste ano passado e foi verdadeiramente incrível!

    ResponderEliminar
  2. vou pesquisar mais sobre este projeto! tenho também um post sobre um projeto de solidariedade no meu blog :)

    ResponderEliminar
  3. Já conhecia o projecto e a ideia é brilhante!

    ResponderEliminar
  4. Desconhecia mas achei um ótima conceito. Só é pena ainda só estar localizado no centro do país. Espero que cresça rapidamente para que mais pessoas possam ser ajudadas

    ResponderEliminar
  5. Retiro o que disse, o mapa estava limitado a Lisboa daí não aparecer sinalizado os outros pontos do país. De qualquer das formas, espero que seja um projeto que cresça ainda mais

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia o projeto mas é um excelente conceito :) Todos os dias o meu pai depara-se com o desperdício de alimentos e já o questionei sobre isso, aproveitar o que está em boas condições.

    ResponderEliminar
  7. Excelente projecto! Isto é uma graaaande ideia - tenho que lhes seguir os passos!

    Jiji

    ResponderEliminar
  8. Wow a ideia está muito boa!! Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  9. O meu namorado é lá voluntário e também eu estou a pensar juntar-me à equipa :) São mesmo pequenas ações que fazem toda a diferença e este projeto é mesmo excelente!

    ResponderEliminar
  10. Há imenso tempo que quero fazer voluntariado, vou pesquisar sobre este projeto.
    Adorei a ideia (:

    http://semmediidas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar