VÍDEO | A Caixa-Surpresa

Quando me deparei com este vídeo, tudo o que eu ia escrever deixou de fazer sentido. Esqueci as sapatilhas de sonho que vi, a opinião sobre o telemóvel que tenho há mais de um ano, as recomendações de blogues, as divagações sobre a época de avaliações, as críticas cinematográficas. Não faz sentido não partilhar este vídeo. Não faz sentido não partilhar este vídeo AGORA. Um ano depois, as imagens do ataque ao Charlie Hebdo ainda me fazem confusão e este vídeo do Público mostra-me que nem tudo está perdido. A Liberdade de Expressão não se perdeu. As forças do mal não venceram.

Eu não sou jornalista. Eu não estudo Comunicação. Eu não trabalho num jornal. Eu não sei desenhar. Mas tenho um blogue. E escrevo neste blogue todos os dias. E transmito as minhas opiniões sem medos, sem receios, sem paninhos quentes. Sou uma sortuda. Os actos de terrorismo de Janeiro de 2015 foram esquecidos pela maioria mas o Público homenageou com carinho a segurança e o conforto que se perderam naquele dia. Excelente.

11 comentários:

  1. Uau. Tudo o que é sobre os atentados ao Charlie Hebdo tocam-me bastante pois vivi isto muito de perto. Eu estava a viver em Paris. Eu senti o medo e o horror e sinto a dor pela cidade que ficou marcada por este acto de violência. Gosto de ver que um jornal português é capaz de relembrar o acto de uma forma tão sóbria mas ao mesmo tempo passando a mensagem que apesar de assutados e com medo isto não vai parar os jornais de dizerem a verdade sobre o mundo.

    ResponderEliminar
  2. Um grande acto, sem dúvida. Por momentos fiquei orgulhosa de um órgão de comunicação social em Portugal, o que é raro!

    ResponderEliminar
  3. são estes pequenos gestos que me fazem acreditar que ainda há bondade neste mundo

    ResponderEliminar
  4. Não podia deixar de adorar a maneira como introduziste esta partilha e, ainda mais, agradecer-te por ela. Fiquei realmente surpresa com esta atitude do Público. Sem dúvida que diz muito dos jornalistas portugueses. Uma espécie de "lembrete" necessário.

    ResponderEliminar
  5. Estás a falar a sério? Também foi a poupar que consegui a minha Canon, eheh :))
    Quanto ao vídeo... Parabéns pela tua publicação, fiquei arrepiadíssima! Lindo, lindo

    ResponderEliminar
  6. "Todos nós temos de defender a liberdade de expressão" Adorei simplesmente. Beijinho!

    perdidanomar.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Simples e com uma mensagem enorme! Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  8. Mensagem muito forte do Público, foi uma boa homenagem a todas as vítimas do atentado.
    Já agora, adoro o teu blog, foi uma das razões que me levaram a querer voltar a ter um. Continua o bom trabalho!

    ResponderEliminar
  9. Que ideia genial! Obrigada pela partilha, é bom que pensemos sempre na sorte que temos por podermos dizer o que queremos. E que continuemos a lutar por esse direito!

    Jiji

    ResponderEliminar
  10. Que ideia incrível! E a caixa com os lápis a criar uma espécie de dinamite muito bem pensado.
    Gostava de saber as reações dos jornalistas que receberam a caixa.

    ResponderEliminar
  11. Incrivel mesmo! Ainda não tinha visto o video. A imagem, assim que se abre a caixa, é espetacular.

    ResponderEliminar