Thirteen

BLOGOSFERA | Limpezas Blogosféricas

No final da semana passada fiz uma limpeza na lista de blogues que acompanho. É algo que gosto de fazer periodicamente a fim de eliminar blogues que já não fazem sentido para mim - e que estão ali apenas a impedir-me de ver as novidades daqueles que gosto realmente de acompanhar - e que me traz alguma organização na hora de me actualizar. O resultado? Menos 60 blogues (mais coisa menos coisa) na lista de leitura. Eliminei os blogues que foram deixados ao abandono, eliminei os blogues que foram fechados (ou que deixaram de ser públicos) e eliminei os blogues que deixaram de me cativar, independentemente da razão que o permitiu (em alguns casos o problema foi meu, noutros foi de quem gere o blogue - sempre segundo os meus parâmetros, claro). E, dessa forma, criei espaço para novas inspirações, novas imagens bonitas, novos textos.

Sinto que todos nós - como leitores - temos o direito de ir gerindo a lista de leitura consoante os nossos gostos, interesses e objetivos. E por isso não podia deixar de partilhar a minha incredulidade quando recebi um email de uma pessoa que ficou preocupada com a minha "saída". Imediatamente fui bombardeada com perguntas - genuínas e educadas, felizmente! - e respondi com sinceridade mas não pude deixar de reflectir sobre este assunto. Quantas pessoas conseguem identificar imediatamente quem deixou de seguir o seu blogue? Causa-me alguma confusão, confesso.

Visito mais blogues do que aqueles que sigo. Comento mais blogues do que aqueles que estão presentes na minha lista de leitura. E também eu adoro receber visitas, comentários e seguidores no L13. Porém, independentemente disso, tenho sempre algo em mente: há mais vida para além do blogue e eu não estou dependente de estatísticas. Quando recebo menos visitas num mês, quando as pessoas fazem menos comentários do que aqueles que eu esperava que fizessem em determinada publicação, quando perco um (ou dez) seguidor(es)... a vida continua e a minha vontade de escrever mantém-se. Porque se a minha profissão não é esta, então os números são apenas isso mesmo - números - e não merecem que os controle rigorosamente.

13 comentários:

  1. Não sigo todos os blogues que comento e nem sempre sigo quem me segue, porque simplesmente não vou seguir alguém só porque sim, para seguir tenho que gostar do conteúdo do blogue e tenho que me identificar, se isso não acontecer não sigo, simples. Porém já recebi seguidores de 1h chamo seguidores de 1h porque chegam ao meu blogue e seguem deixam comentário para seguir o deles e bla bla bla claro que muitas das vezes o blogue em si não me cativa por isso não sigo e passado umas horas ou dias essa pessoa deixa de seguir. É simples eu sigo quem gosto, não estou à espera que me sigam só porque eu sigo e quando vêem com o "segue que eu já te sigo" nem aceito o comentário e nem vejo o blogue em si. Para muitas pessoas quantos mais melhor, mesmo que nao sejam assíduos não interessa, mas para mim um blogue não é isso. O meu não é perfeito e como tu dizes não é a minha profissão portanto só gosta quem quer.

    ResponderEliminar
  2. Considero estas limpezas necessárias, mas acho absurdo perguntarem a alguém porque deixaram de seguir. Compreendo a "preocupação", mas no meu caso não consigo ficar preocupado com menos um ou outro seguidor, nem ando em modo stalker para ver quem me deu unfollow. Não vale a pena este tipo de atitudes, a menos que a pessoa que nos deixou de seguir nos seja muito querida.

    ResponderEliminar
  3. Contar o número de seguidores e controlar os que se ganha e os que se perde, para uma pessoa que não faça do blog a sua atividade profissional, parece-me um pouco infantil. Pessoalmente, comecei a escrever um blog porque me dá gosto escrever e porque é uma maneira de extravasar a minha liberdade criativa, coisa que na faculdade não tenho oportunidade de fazer. Acho que deveria ser assim para toda a gente, senão a certa altura o blog torna-se uma obrigação e não uma atividade de lazer

    ResponderEliminar
  4. Estas limpezas são sempre necessárias! Independentemente de estar há pouco tempo no blogue, faço isso por exemplo no instagram :)

    ResponderEliminar
  5. Eu nem sequer estou a par das visitas que vou tendo... fico-me apenas por ver a quantidade de comentários e, às vezes, de seguidores, e apenas reparo se ganhei ou perdi seguidores, nunca sabendo quem foram os que me abandonaram... nem sei como se pode saber isso, a não ser que tenhamos alguma lista com todos os que nos seguem :o

    ResponderEliminar
  6. Eu nunca ando a par das estatísticas... Não é para isso que escrevo. Reparo de forma mais imediata no número de seguidores porque aparece mal faço login, mas não é algo que me preocupe excessivamente. É claro que fico triste se houver uma diminuição no seu número (porque, muito provavelmente, significa que o meu espaço deixou de fazer sentido para alguém - que não consigo identificar, é claro, nem tenho interesse em fazê-lo)... No entanto, tenho de compreender. Porque eu também faço as minhas limpezas blogosféricas e também tenho de deixar de seguir alguns cantinhos para poder dar mais atenção a outros.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  7. Com o meu regresso à blogosfera também fiz essa limpeza, e apaguei dezenas de blogs. Acho que faz parte. As coisas que gosto de ler hoje e os temas por que me interesso, não são iguais aos de um ano atrás. Tal como eu elimino blogs que já não se identificam comigo, é perfeitamente normal que façam o mesmo com o meu.

    ResponderEliminar
  8. desde que comecei a não prestar tanta atenção ao blog como queria e a praticamente não responder a comentários por falta de tempo por estar aqui que notei a falha de tantos comentários e alguma perda de seguidores, mas notei porque me lembrava de ter um x numero e ha uns dias notar que já estava inferior a esse numero que me recordava mas controlar tanto e saber sequer quem deixou de seguir? não faço ideia mesmo... eu também faço uma limpeza de tempos a tempos e elimino imensos blogs muitos porque não me cativam mais por isso se alguém me deixar de seguir simplesmente é compreensível para mim e até vou demorar a notar que isso aconteceu..

    ResponderEliminar
  9. Agree. Tenho que limpar a minha lista, mas gostei ainda mais do que escreveste sobre os seguidores. Há vida lá fora, vale mesmo a pena perdermos tempo com isso? Se alguém deixou de nos seguir, é porque já não interessava o que dizíamos, paciência. A não ser que o objectivo seja só ter seguidores, o que importa é mantermos o nosso espaço genuíno e pronto, o que vier a mais, é um bónus bem vindo! :)

    Jiji

    ResponderEliminar
  10. Por vezes também faço limpezas assim :)

    ResponderEliminar
  11. Concordo plenamente. E é normal os gostos mudarem! :)

    ResponderEliminar
  12. Também gosto de ir fazendio essa limpeza periodicamente. Para mim faz todo o sentido devido aos motivos que mencionaste. para que ter na minha lista um blogue que já não existe ou não me interessa?! Nós vamos mudando e os nossos interesses também.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Tenho andado a tratar da minha limpeza. Sigo 86 blogs neste momento, desses sei que já não gosto de todos e, se calhar, até sigo blogs que já não existem.
    Nunca me aconteceu perguntarem-me porque deixei de seguir um blog e quando noto variações nos meus seguidores nunca consigo identificar quem foi. Não me preocupo muito com quantas pessoas me seguem porque acho que é um número relativo. Há pessoas que não seguem e lêem na mesma, entre outros casos. Claro que há sempre aqueles segundos de "será que deixaram de me seguir por haver algo de errado no meu blog?" mas não é nada com que fique paranóica... nem vale a pena ficar.


    www.asofiaworld.com

    ResponderEliminar