Thirteen

BLOGOSFERA | Responder a Comentários: Sim ou Não?

Quando me perguntam se considero importante responder a todos os comentários que recebo, eu automaticamente respondo que não. Nem todos os comentários exigem uma resposta e eu, como leitora, raramente regresso a um blogue apenas para ler uma resposta a uma pergunta que não fiz ou um agradecimento a um comentário que não escrevi com esse intuito. Se faço um comentário ou partilho uma opinião é porque tenho algo a dizer sobre aquele texto em particular e não espero respostas ou retribuições. De todo. Assim, acredito que só é pertinente responder a um comentário se este 1) incluir uma pergunta, 2) demonstrar uma interpretação errada por parte do leitor (e aí faz todo sentido explicar por outras palavras o nosso ponto de vista) ou 3) focar um ponto mais específico que não foi abordado no texto e que realmente merece ser debatido. 

Se eu sigo um blogue é porque gosto dos conteúdos que vão sendo partilhados naquele espaço e, nesse sentido, prefiro que a pessoa use o seu tempo a escrever novas publicações (ou a fazer comentários com conteúdo noutros blogues) em vez de gastar esse mesmo tempo a responder a comentários que não exigem resposta. Se faço uma pergunta agradeço uma reação e volto ao blogue em questão para a ler uns dias mais tarde mas, para além dessa, raras são as situações em que regresso a uma publicação que já li e que já comentei.

Não, não respondo a todos os comentários que recebo e, honestamente, não me parece errado. Não significa que não lhes atribua valor ou que não os leia com o maior dos carinhos; significa apenas que não tenho nada de relevante para dizer. Comento muitas publicações, visito os blogues dos meus leitores sempre que tenho disponibilidade - porque é a forma mais eficaz de conhecer novos espaços e tipos de blogues - mas não me sinto na obrigação de retribuir comentários ou de responder a frases que não exigem resposta. Na maior parte dos dias não tenho tempo para tudo e se, como leitora, prefiro um blogue actualizado em detrimento das respostas aos meus comentários mais simples, então é isso que privilegio no Lucky 13.

18 comentários:

  1. Acho o mesmo! :) Antes de aceitar um comentário, faço sempre questão de ver o blog de quem comentou, quer seja para responder ao seu comentário ou só para ver se poderá haver algo de interessante para ler e comentar, mas nem sempre "retribuo" comentários, nem acho que faça sentido fazê-lo só porque sim

    ResponderEliminar
  2. Percebo a tua perspectiva mas creio que é mais uma questão de opções. Eu tento responder aos comentários mais relevantes porque considero que a blogosfera é um espaço excelente para a troca de ideias. Mesmo que não voltem para ler a minha resposta, alguém que venha a seguir pode ler - eu costumo ler alguns comentários dos posts que pretendo comentar antes de fazer o meu, por exemplo. E no fundo tudo depende da regularidade das publicações e do tempo disponível - alguém que, como eu, publique apenas duas ou três vezes por semana tem tempo para estas coisas todas. Já tu, que fazes várias publicações por dia e tens imensa gente a ler-te e a comentar-te, provavelmente davas em louca se respondesses a toda a gente!

    ResponderEliminar
  3. Acho que só faz sentido responder aos comentários nas situações em que mencionaste. Na maior parte das vezes não há nada mais a acrescentar.

    ResponderEliminar
  4. Concordo contigo! (: Tal como tu, só respondo a um comentário quando faz sentido. Tirando isso, tento retribuir os comentários que me fazem com um comentário a uma publicação do blogger que passou pelo meu espaço, por uma questão de carinho e também, claro, porque à custa disso conheço novos blogues! Ainda assim, tal nem sempre é possível e, nas horas de maior aperto, tenho de aceitar todos os comentários sem retribuir, preferindo dedicar o pouco tempo disponível para o blogue para fazer novas publicações e passar pelos cantinhos que sigo fielmente.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Tal como tu, também não respondo a todos os comentários, acho que não faz sentido responder a algo quando não há nada para dizer. Só faz com que a resposta seja desinteressante e seca, na minha opinião.

    ResponderEliminar
  6. Sim realmente eu só respondo quando recebo perguntas ou quero explicar/esclarecer alguma coisa.. De resto nunca respondo..
    E se me respondem no próprio blog há 99.999999% de hipóteses de eu não ver

    ResponderEliminar
  7. Apesar de responder quase sempre aos comentários que deixam no meu blog, concordo com o teu ponto de vista e acho que tens razão...

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  8. Não poderia concordar mais. E até fiquei com vontade de escrever uma publicação sobre o mesmo assunto (e um que pertence a este!). Vou pensar nisso :)

    ResponderEliminar
  9. Penso como tu, não faz sentido na minha cabeça responder a toooooodos os comentários e assumo os mesmo critérios que tu!

    ResponderEliminar
  10. Bom ponto de vista! Faz sentido, sim senhor. Mas lá está, acaba por ser uma questão de opções - há alguns comentários que, apesar de não acrescentarem muito, eu me sinto na "obrigação" de responder. Porquê? Não sei, mas olha...é o que a minha cabeça me diz :)

    Jiji

    ResponderEliminar
  11. Também acho que não faz sentido responder a todos os comentários... Até porque, como tu, nunca volto a ler a publicação nem vou ver os comentários x)

    ResponderEliminar
  12. Nunca tinha pensado dessa maneira, a verdade é que também não respondo a todos os comentários pela mesma razão: não tenho nada para dizer, mas por vezes até me fico a sentir mal por não o fazer ...

    ResponderEliminar
  13. Nós temos por hábito responder a todos os comentários que nos são feitos. É um hábito e uma preferência nossa. Só não respondemos quando se tratam daqueles comentários spam que publicitam outros blogues sem sequer lerem o conteúdo da nossa publicação. Mas concordamos inteiramente contigo. Só não achamos por bem estarmos à espera de uma resposta e não nos responderem. Ou, quase pior do que isso, visitarem o nosso blogue só para nos responderem, ignorando que está ali uma publicação nossa...

    ResponderEliminar
  14. Eu também acho que responder a todos os comentários não faz sentido.
    Depois quando têm algo pra responder faço-o diretamente no blogue da pessoa que perguntou porque sei que é provável que não volte ali para ver os comentários.
    É por fim, mesmo aqueles que não têm nada para responder eu tenho o cuidado de visitar quem me comentou e deixar também um comentário.

    Acho que só assim conseguimos

    ResponderEliminar
  15. Apenas respondo a comentários quando acho que faz sentido. Óbvio que agradeço a todas as pessoas que visitam e/ou comentam o meu blog, mas responder "obrigada" a todos os comentários que recebo para mim não faz sentido. Tal como tu, acho que o tempo que gastaria a fazer isso, poderia estar a ser usado a criar novo conteúdo.

    ResponderEliminar
  16. Penso exatamente da mesma forma que tu! Não respondo a todos os comentários que recebo, apenas àqueles que considero que mereçam uma resposta, quando, tal como tu, tenho algo relevante para dizer :)

    ResponderEliminar
  17. Eu tenho por hábito responder a todos os comentários no blogue nem que seja só para agradecer o facto de alguém se ter dado ao trabalho de falar sobre o que escrevi/fiz. No entanto, os teus argumentos são completamente válidos e fazem todo o sentido. São opções. Ambas corretas.

    Beijinhos,

    http://atualidadesbyclaudia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Entendo o que queres dizer e faz sentido. Eu tento responder a todos, mas alguns deles sinto que é mais por "educação" do que por outra coisa, porque vejo que são comentários vazios (até me questiono se leram realmente o meu post). Não há muito a dizer a essas pessoas, verdade seja dita! Se calhar nesses casos, mudarei um pouco a minha postura ;)

    ResponderEliminar