Thirteen

LISBOA, PORTUGAL | Centro Cultural de Belém (CCB)

É-me (muito) difícil escrever sobre lugares que visito mais do que uma vez, especialmente se estiverem relacionados com Arte e emoções. Não por não saber exactamente o que dizer mas porque sinto que as imagens falam por si e porque as interpretações de cada um dos meus leitores valem sempre ouro no meio das leituras que faço de visita para visita. Foi o que aconteceu quando decidi escrever sobre o Centro Cultural de Belém: as palavras recusaram-se a aparecer e as fotografias foram selecionadas antes do texto estar pronto - algo pouco habitual, confesso.

O Centro Cultural de Belém é, na minha opinião, um dos espaços mais completos de Lisboa. Pelas salas versáteis, pela diversidade das exposições e conferências que recebe, pela quantidade de informação que disponibiliza e pela versatilidade dos eventos que promove. O CCB respira arte, ciência, literatura, cinema, música. Não sei se têm a mesma opinião mas eu sinto que é um espaço para visitar e regressar sempre que a temática nos cative.

A exposição permanente do Museu Coleção Berardo é elétrica e colorida - sobressaindo no meio dos restantes espaços culturais da zona de Belém - e as exposições temporárias são sempre dinâmicas e curiosas. Na altura em que visitei, estava patente uma exposição de cartazes e posters e eu confesso que fiquei com vontade de trazer alguns para casa. Este é um Museu para quem gosta de Arte Moderna e Contemporânea mas o CCB é mais do que isso e convida-nos a passar por lá em diferentes épocas do ano.










6 comentários:

  1. Também gosto imenso de visitar o CCB :) Para além das exposições, tem também uma sala de estudo fantástica para se estar lá a estudar (se bem que em época de exames fica sempre a abarrotar) e no Grande Auditório dão imensos concertos e espetáculos

    ResponderEliminar
  2. Dos meus espaços preferidos em Lisboa - visita à capital sem passar pelo CCB sabe a incompleto! Adoro rever as obras que já vi umas 3 ou 4 vezes, adoro as exposições temporárias, e acho que fazem sempre uma selecção muito boa e coesa dos trabalhos que mostram.

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. Nunca tive a oportunidade de ir mas parece ser brutal e parece-me que vou gostar imenso!

    ResponderEliminar
  4. Quando visitei Lisboa fui ao CCB e adorei. Foi o melhor que trouxe de Lisboa. Quero muito voltar :)

    ResponderEliminar
  5. Eu costumo lá ir principalmente a eventos relacionados com música

    ResponderEliminar