Thirteen

LISBOA, PORTUGAL | Fundação Saramago (Casa dos Bicos)

A visita à "Casa de Fernando Pessoa" foi uma autêntica desilusão mas trouxe-nos uma vantagem: visitar a Fundação Saramago por apenas 1€. A "Casa de Brás de Albuquerque" foi construída em 1523 pelas ordens de D. Brás de Albuquerque - daí o nome - e é também apelidada de "Casa dos Bicos" pela sua fachada revestida de pedras pontiagudas. E se as características arquitectónicas desta casa cativam quem passa, o interior não desilude.

Para além das várias obras de José Saramago - nas mais diversas versões, edições e coleções -, na "Casa dos Bicos" podemos encontrar uma exposição permanente extremamente completa e uma verdadeira homenagem ao autor português. A exposição em si não é muito grande mas, ao contrário dos exemplos relacionados com Fernando Pessoa, tem imensos apontamentos maravilhosos que merecem observação e ainda nos dá a oportunidade de ouvir algumas obras na voz do próprio Saramago e de ver de perto uma relíquia internacional - o Prémio Nobel.

A decoração é pensada com pormenor - focando a vida e obra do autor, como se pretende num lugar deste tipo - e as contribuições de outras celebridades são nítidas, transportando-nos para um ambiente mais humano e sentimental. Livros dele. Livros sobre ele. Livros em português. Livros noutros idiomas. Capas sóbrias. Capas coloridas. Fotografias. Recortes de jornais. As paredes e elementos desta "Casa dos Bicos" dão-nos uma consciência mais nítida relativamente à dimensão do trabalho de Saramago e, para além de nos mostrarem a sua agenda, as cartas para Pilar e os seus rascunhos, elogiam cada uma das suas linhas e cada uma das suas ideias. 










7 comentários:

  1. José Saramago foi um grande escritor português, sem dúvida. Adorava visitar esse sítio. Parece mesmo interessante.
    Adorei as fotos que tiraste, estão tão giras!.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Belas fotos :) gostava muito de visitar a fundação e espero que organizem mais eventos de promoção das obras dele

    ResponderEliminar
  3. Também já visitei a famosa "Casa dos Bicos" e gostei imenso da forma simples como o trabalho e a vida de Saramago são abordados, porque pela simplicidade parece que se torna mais próximo de nós.

    ResponderEliminar
  4. Nunca estive no interior mas a arquitectura do exterior é muito gira!

    ResponderEliminar
  5. É o meu autor favorito e, como tal, fiquei em pulgas só de ler isto. Mas como é que nunca me lembrei de lá ir?!

    Jiji

    ResponderEliminar