Thirteen

ESTÁGIO CURRICULAR | Factos Giros Sobre a Empresa

Existe uma coisa que se chama "pausa para bolo". E é respeitada por todos como se fosse uma religião. Se alguém faz anos - ou fez durante o fim-de-semana -, leva um bolo e toda a empresa pára  durante uns minutos para cantar os parabéns ao(s) aniversariante(s) e comer uma fatia. Apesar de ser um detalhe, é a prova de que o ambiente na empresa onde estou a estagiar é descontraído quanto baste e que promove o convívio entre todos.

Toda a gente diz "bom dia" e "até amanhã". E não me refiro apenas aos cumprimentos de passagem. Não. De manhã e ao final do dia toda a gente vai a todas as salas cumprimentar os colegas ou despedir-se, mesmo que o seu escritório fique do lado oposto. É uma questão de educação mas, mais do que isso, é uma dose de energia positiva logo de manhã. 

As pessoas riem muito. Naquela empresa trabalha-se a sério e os projetos que surgem todos os dias são entregues nos prazos estabelecidos mas, pelo meio, há sempre alguém que canta, há sempre alguém que diz uma piada, há sempre alguém que promove gargalhadas em uníssono. Apesar da dimensão da empresa-mãe e da quantidade de empresas que reúne (eu própria não fazia ideia!), toda a gente é bem-disposta e animada. Trabalhar num ambiente descontraído é muito mais fácil e produtivo e eu não dou pela passagem das horas; quando reparo, está na altura de regressar a casa!

Toda a gente se trata por "tu". O ambiente é descontraído, criativo e inovador e não há manias ou superioridades. Acredito que este ponto esteja relacionado com o facto de ser uma empresa constituída por colaboradores jovens mas, ao mesmo tempo, sei que também está relacionado com a sua filosofia e conceito. Não tenho que me preocupar com formalidades e isso é fantástico.

Há copos com escovas de dentes na casa-de-banho e uma cozinha totalmente equipada. O ambiente familiar também se verifica na forma como as pessoas lidam com os espaços comuns e a verdade é que, para além dos copinhos com a escova e a pasta dos dentes nas prateleiras da casa-de-banho, há quem cozinhe na empresa em vez de levar a marmita de casa. Não sei se é comum nos vossos locais de trabalho mas, pelo menos nos que conheço, não é algo usual. E eu acho tão giro que as pessoas não se limitem ao cafézinho na empresa...!

As pessoas trabalham de frente umas para as outras e não em secretárias individuais. E isto acaba por promover a entre-ajuda, o esclarecimento de dúvidas, as conversas, o trabalho em equipa. Em todas as salas há uma grande mesa de madeira (ou várias, agrupadas no centro da sala) rodeada por poltronas (adeus cadeiras de escritório!) em vez das tradicionais secretárias que vemos nos escritórios habituais. A decoração da empresa é inspiradora e motiva-nos a ser organizados. Adoro!

15 comentários:

  1. Essa descrição faz-me lembrar muito a empresa onde estive a estagiar, é sinal que estás numa empresa "saudável" o bem-estar de todos é importante e valorizado :) Na empresa onde trabalhei também havia bolos de vez em quando e faziam alguma vezes também jantares convívio. A cozinha estava totalmente equipada e tínhamos maquina de café da Nespresso (que luxo!) Vai deixar-te muitas saudades essa experiência :)

    ResponderEliminar
  2. Woow sorri tanto ao ler esta publicação! Desde o dia em que te encontrei a ti e a outros bloggers que partilham a sua vida académica e, agora, de estágio, que ando cada vez mais motivada para abraçar a nova etapa da minha vida que se avizinha e isso é im-pa-gá-vel!
    Fico bastante feliz por ver que te estás a adaptar e a adorar o teu espaço de estágio! Todo o teu receio está a ser recompensado de forma positiva. Mereces!

    Beijinhos!
    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  3. Parece ser um sítio fantástico para trabalhar, escolheste mesmo bem :)

    ResponderEliminar
  4. Tão bom que estejas a adorar! Que seja sempre assim!!

    ResponderEliminar
  5. o sitio onde trabalho é completamente diferente mas o ambiente que tu descreves é exactamente igual. e eu imagino a tua felicidade.

    ResponderEliminar
  6. Nota-se que estás a adorar o local que escolheste para estagiar! Fico mesmo feliz por as tuas dúvidas se terem dissipado e teres feito uma escolha tão boa!


    www.asofiaworld.com

    ResponderEliminar
  7. Comecei a trabalhar e fiquei impressionadíssima com determinadas coisas que não esperava ver no mundo do trabalho, algumas delas referidas por ti. Por exemplo, toda a gente dizer bom dia e até amanhã, a entreajuda e acessibilidade das pessoas, a sua simpatia e o facto de nos tratarmos todos por iguais, mesmo a chefe :) E apesar de toda a pressão que existe (no meu caso, para cumprir prazos e lidar com uma série de coisas ao mesmo tempo), as pessoas estão sempre bem dispostas e com um sorriso na cara, o que é completamente contagiante!

    ResponderEliminar
  8. Séria inveja a acontecer :p

    Apesar de não me poder queixar do ambiente na minha empresa, estou sempre sozinha no escritório - aborrecimento máximo!

    Jiji

    ResponderEliminar
  9. Deve ser mesmo muito bom trabalhar num ambiente assim!

    Cidadã do mundo desconhecido
    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Trabalhar nesse ambiente deve ser mais do que agradável!

    Xiá
    http://myblogtwtme.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Ao ler este tempo lembrei-me do meu antigo emprego, havia muitas coisas em comum. É muito bom trabalhar em locais assim. Muito mais motivante e produtivo!

    ResponderEliminar
  12. Tão bom acompanhar-te nesta nova etapa e constatar que te estás a sair tão bem e que, acima de tudo, estás feliz! (:
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  13. Realmente, depois de ler isto, chego à conclusão que o local onde eu trabalho, é um local apenas com 4 funcionários e nada se compara a isto. Aliás, tem muito que melhorar!

    ResponderEliminar