MÚSICA | António Zambujo e Miguel Araújo no Coliseu do Porto

Que concerto, senhores! A sala do Coliseu do Porto às escuras e os primeiros acordes de guitarra, as vozes maravilhosas dos artistas, a ausência de efeitos especiais... Miguel Araújo e António Zambujo encantaram os Coliseus entre copos de vinho, canções e conversas num tom descontraído e nós, espectadores, ficamos fascinados não só com a sua musicalidade e qualidade vocal num concerto tão transparente mas também com a sua amizade e cumplicidade. Araújo e Zambujo são amigos de longa data - e já o eram antes de iniciarem as suas carreiras a solo - e esse sentimento ganha um impacto diferente em palco, viajando até nós num tom quase acidental.

O cenário simples dos escadotes reutilizados, os jogos de luzes, a música, os arranjos e reinterpretações de canções icónicas, os instrumentos, as brincadeiras, a conversa... Tudo se completou duma forma absolutamente maravilhosa e ouvir um Coliseu a cantar em português deixou-me arrepiada. O espectáculo durou duas horas e foi inteiramente dedicado à música, à amizade e às origens. Não podia ter pedido mais ou melhor.

O Alentejo e o Porto, o contrabaixo, o piano, a guitarra eléctrica, a guitarra acústica, o cavaquinho e a guitarra oitavada (entre tantas outras surpresas), as influências musicais, os aplausos, os artistas que os próprios artistas idolatram, as memórias de infância, os primeiros concertos e actuações, as aprendizagens, as situações caricatas, o fado e o rock... A plateia correspondia a cada acorde e o repertório diversificado fez com que o concerto fosse acessível a todos os tipos de fãs sem pretensiosismos ou artistas armados em vedetas. O concerto no Coliseu do Porto foi humilde, inesperado e claro, imperdível. Senti-me uma privilegiada por estar ali, naquela sala de espectáculos. Zambujo e Araújo criaram um espectáculo intimista e o resultado foi feliz, com uma sala inteira a aplaudir de pé a dupla portuguesa.

11 comentários:

  1. Eu fui no dia 28/02 no Coliseu e fiquei muitíssimo emocionada, foi um concerto lindo, simples mas esplendoroso, imagino o que será para eles ouvir um coliseu cheio a cantar e a vibrar com as músicas deles.

    ResponderEliminar
  2. Ainda estou a tempo de ver o que vai haver em Março e, de facto, é uma coisa que queria mesmo muito! Já tive oportunidade de ver o Miguel Araújo apenas e foi incrível (:

    ResponderEliminar
  3. Parece que foi verdadeiramente encantador!! Eu não fui, mas adorava ter ido!

    ResponderEliminar
  4. Acho que a combinação da suas vozes é simplesmente maravilhosa! Gosto imenso do Miguel Araújo e acho que o concert deve ser mesmo mágico! Beijinho

    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Gostava muito de ter ido ao concerto destes senhores.

    ResponderEliminar
  6. Vi o Miguel Araújo no verão no Sol e adorei! Aliás foi o artista que mais quis ver! Foi brutal! Cada vez mais o António zambujo me desperta coriusidade já para não falar que estamos sempre a cantar as músicas deles cá em casa!

    ResponderEliminar
  7. São os dois fantásticos a solo! (: A combinação deve ser mais do que incrível!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Queria tanto ver um concerto desses senhores! Vi Miguel Araujo no Marés Vivas e fiquei encantada com o concerto, envolveu de tal maneira aquele recinto que quase parecia estarmos num pequeno auditório :D

    Quase que conseguia ir ver os próximos concertos no Porto, mas não me é possivel por causa das datas :'( acredito que um dia vou conseguir...

    ResponderEliminar
  9. Que dupla fantástica, deve ter sido um concerto mesmo inesquecível :)

    ResponderEliminar
  10. Já ouvi falar muito bem destes senhores e gostava mesmo de ter a oportunidade de assistir a um concerto, sem dúvida.

    ResponderEliminar