Thirteen

SOLIDARIEDADE | Mission Cambodia

A Joana Lopes tem quinze anos, é aluna do CLIB - Colégio Luso-Internacional de Braga - e pertence a um projeto solidário promovido pela sua instituição de ensino. A Joana foi uma das nossas convidadas no "Vamos Falar de Turismo?" e abordou uma temática que lhe é muito querida - "Solidariedade Além Fronteiras" - ao apresentar a história e o conceito da "Mission Cambodia".

E o que é a "Mission Cambodia"? - perguntam vocês em coro. Simples: é uma missão de voluntariado criada pelo Colégio Luso-Internacional de Braga com o objetivo de melhorar a educação no Camboja. Num país pobre, devastado pela guerra civil, a educação é um direito em falta e apesar da comunidade querer melhorar a situação do país, não tem os meios necessários para o fazer. O projeto “Mission Cambodia” nasceu há seis anos e veio ajudar a colmatar essas mesmas falhas. 

Depois da construção de duas escolas em aldeias a redor da capital do país, os voluntários começaram a dar aulas às crianças e a ensinar conceitos básicos de negócio aos adultos. Apoiar o desenvolvimento económico do país tendo por base a educação das crianças e a formação dos mais velhos foi o objetivo principal da missão solidária desde o primeiro momento e os resultados têm sido positivos. O conhecimento e a informação são duas armas poderosas no mundo em que vivemos e incutir isso aos mais novos ao permitir-lhes viajar com um intuito tão específico (e deixando-os conhecer uma realidade distinta e viver umas semanas num ambiente diferente a tantos níveis) é uma mais-valia na sua formação não só académica mas também cívica. Todos ganham.

2 comentários:

  1. Isto é muito bom. E partir de malta tão nova é ainda mais notável!

    Jiji

    ResponderEliminar
  2. Essa iniciativa é fantástica e ver uma rapariga tão jovem a ser tão solidária é notável.

    beijinhos,
    http://semmediidas.blogspot.pt

    ResponderEliminar