Thirteen

SAÚDE | "Não é normal!!"

Um dos meus maiores erros foi achar, durante tempo a mais, que aquilo que eu sentia era normal. Não era. Não é. Andei demasiado tempo a arranjar desculpas, a ignorar as situações, a mentalizar-me que sentir aquilo que eu sentia era normal. A respiração pesada, a preocupação excessiva, o coração a mil... Nada disso é normal mas eu tentava crer que sim. E por muito que me custe admiti-lo, demorei um pouco a perceber a barreira que estava a construir. Se não me tivesse apercebido disto, nunca teria procurado ajuda, nunca teria escrito sobre problemas de ansiedade e ataques de pânico, nunca teria tentado resolver a situação.

Sem dar conta, eu criei um mecanismo de defesa que me protegia do ataque de pânico sempre que a ansiedade dava o alerta. Porém, hoje sei que mentalizar-me de que aquilo era normal foi o meu primeiro erro. Apesar das reações do organismo serem naturais, os problemas de ansiedade não são normais - nem podem ser! - e nenhum de nós - independentemente de os possuirmos ou de conhecermos alguém nessa luta - pode crer que sim. Repito: é um erro.


4 comentários:

  1. Eu até já sofri de ataques de pânico e de ansiedade, mas agora aprendi a controlar. O meu médico na altura disse que a medicação para estes "males" costuma ser um pouco "pesada" e então recomendou-me começar a correr e praticar desporto para "aliviar a tensão". Além disso, ele lá me ensinou uns truques para controlar-me em caso de ataque. E tem resultado :)

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Ansiedade é uma porra de uma treta lixada

    ResponderEliminar
  3. Protegeres-te dos ataques de pânico é bom, a ansiedade não. Felizmente não tenho esse problema, mas não há nada melhor do que procurar ajuda - e às vezes, como alguém que está de fora, é tão complicado aceitar isso quando toda a gente te diz para o fazeres!

    Jiji

    ResponderEliminar
  4. A vida é uma aprendizagem.

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar