Thirteen

AVEIRO, PORTUGAL | O Passeio de Moliceiro

Depois de pousarmos as malas no quarto do Aveiro City Lodge, saímos para conhecer um pouco melhor a cidade e fazer o passeio de moliceiro que vinha incluído no nosso pack Odisseias. O tempo estava incerto e preferimos não arriscar; utilizamos os vouchers logo na primeira oportunidade, para que a chuva não tivesse sequer hipótese de nos estragar os planos.

Fizemos a viagem com a empresa "Memórias da Ria" e não podíamos ter gostado mais. Os senhores que nos receberam e acompanharam foram extremamente atenciosos e simpáticos (assim que nos sentámos entregaram-nos mantinhas para que não tivéssemos frio durante o passeio) e um deles foi-nos explicando duma forma cativante e expressiva a história da cidade e a evolução tanto dos canais como dos edifícios, sem nunca esquecer as recomendações gastronómicas e turísticas e sem nunca esquecer as explicações mais simples para a criança que viajou connosco e que não deveria ter mais do que seis ou sete anos.

Os nossos guias falavam da cidade com paixão e, para além de serem bem-humorados e cuidadosos (quando começou a chover torrencialmente, fizeram uma paragem debaixo de uma ponte, coisa que não aconteceu com os restantes moliceiros que faziam o passeio pela ria naquele momento - as outras empresas não se importaram minimamente com a chuva e o bem-estar dos turistas), fizeram questão de partilhar connosco algumas crenças antigas, lendas e dizeres populares. O passeio foi giro, interessante e divertido, com música portuguesa - Deolinda, Miguel Araújo, António Zambujo, Carminho... - a acompanhar.

A viagem pelos canais com a empresa "Memórias da Ria" custa 8€ por pessoa e tem a duração de 45 minutos. E, na verdade, o pack Odisseias que tenho vindo a referir só compensa se estivermos interessados neste passeio (dado o preço habitual do quarto com pequeno-almoço no Aveiro City Lodge, o passeio de moliceiro fica a custo zero para duas pessoas).


3 comentários:

  1. É uma experiência que quero viver. Andar de moliceiro.

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
  2. Eu andei de moliceiro na Torreira (acho) e também foi mais giro mas na cidade de Aveiro mesmo deve ser brutal!

    ResponderEliminar
  3. Eu andei de moliceiro na Torreira (acho) e também foi mais giro mas na cidade de Aveiro mesmo deve ser brutal!

    ResponderEliminar