Thirteen

AVEIRO, PORTUGAL | Tripa de Aveiro

A Tripa de Aveiro chega até nós quente, polvilhada com canela e recheada com um ingrediente à nossa escolha. É um doce tradicional de Aveiro e, com a sua massa elástica e fofa estrategicamente dobrada, é algo que não podemos deixar de comer quando visitamos a cidade dos moliceiros. Existem mil e uma combinações para todos os gostos mas sabemos que não deixaremos Aveiro desiludidos pela sua especialidade.

Há uns anos havia apenas três opções: simples (sem recheio), com chocolate ou com ovos moles. Hoje, são dezenas as combinações possíveis. E enquanto que o Gui optou por uma das versões tradicionais - Tripa de Aveiro com ovos moles - eu, como não poderia deixar de ser, escolhi Tripa de Aveiro com Kinder. O resultado? Delicioso. Existe um bom equilíbrio entre a quantidade de massa e o recheio e, apesar de doce, não é enjoativo - recomendo, ainda assim, que comprem também uma garrafa de água. O chocolate derretido ao longo de toda a massa, a canela que dá o toque final... Este não é um doce para comer todos os dias mas é obrigatório numa ida a Aveiro.


5 comentários:

  1. Eu não consigo gostar da consistência da tripa, mas costumo comer bastante bolacha americana (que é mais crocante e tem direito a todas as combinações possíveis de sabores, na mesma). As minhas bolachas favoritas são as de queijo, curiosamente - ou chocolate! (:
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. eu quando fui a aveiro comi uma! é tão ótimo! :D

    ResponderEliminar
  3. Eu também já provei e adorei! Sempre que vou a Aveiro tento comer uma! ;)

    ResponderEliminar
  4. Estava ainda agora a comentar com uma colega que nunca mais é hora de almoço, e agora vejo isto! Apesar de nunca ter experimentado, a descrição/fotografia foram suficiente para me deixar a salivar. Nem sabia que recheio de kinder era uma possibilidade.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  5. Que aspecto..! Não me posso esquecer da Tripa de Aveiro quando lá voltar!

    ResponderEliminar