Thirteen

BLOGOSFERA | Carimbo de Qualidade #21

¡Hola Madrid! #7. A Sara gosta de planear as suas viagens ao pormenor e, recentemente, todas as suas atenções estiveram viradas para Madrid, uma cidade que merece muitas publicações bonitas - daquelas que só a Sara sabe escrever - e muitas visitas. E em vez de recomendar a primeira publicação da série, eu recomendo a última; porque dicas e sugestões nunca são demais quando o objetivo é conhecer uma cidade tão especial que nos leva a descobrir mais sobre nós próprios num ambiente descontraído e fascinante. Adoro Madrid e não podia deixar de vos convidar a visitar a capital espanhola pelos olhos da Sara.

2013-2016. A Leonor é a blogger mais jovem que acompanho mas é tão genuína nas suas palavras e tão sincera nas suas opiniões e nos seus registos que não consigo ficar indiferente à sua escrita. Em 2013, enquanto eu ficava de quatro e berrava pela minha Academia, a Leonor começou uma etapa que lhe permitiu crescer a todos os níveis e que em nada se assemelhava à minha mas que lhe deu a estaleca que precisava para enfrentar a próxima fase académica. Em 2016, eu termino a minha Licenciatura e ela prepara-se para enfrentar a História A no Ensino Secundário. As nossas vidas não são - nem um pouco! - semelhantes e, mesmo assim, a Leonor merece um "Carimbo de Qualidade". Porque este registo amoroso e sincero demonstra algo que tenho vindo a reparar há bastante tempo: ela é mais do que uma miúda que anseia conhecer novos métodos de ensino e que sonha com viagens pelo mundo. Estes são os agradecimentos mais queridos, vindos de alguém que termina este ano o nono ano de escolaridade e que ainda tem uma vida inteira pela frente.

As relações tóxicas que nos invadem a vida. De há uns anos para cá tenho vindo a eliminar da minha vida todas as pessoas que, duma forma ou de outra, me fazem sentir mal comigo mesma ou com o mundo. À medida que crescemos percebemos quem são as pessoas que nos fazem sentir bem e que nos transportam para momentos de felicidade genuína e aprendemos a manter uma certa distância daquelas que nos são prejudiciais. Eu, pelo menos, aprendi. E foi uma das aprendizagens mais valiosas dos últimos anos. Mas será que uma relação tóxica - não só de amor mas também de amizade ou de trabalho - o é para quem a vive de perto ainda que tooooda a gente acredite verdadeiramente que sim?

Antes morrer... Como a Cherry disse há uns dias: este ano existem muitas pessoas na blogosfera a terminar o secundário ou a universidade. E sendo eu uma dessas pessoas, não consigo deixar de me identificar com as palavras presentes neste texto da Sofia. Os nossos percursos académicos não são semelhantes (nada!) e, mesmo assim, há sentimentos que todos os Finalistas partilham - ou, pelo menos, todos os Finalistas que gostaram de estudar na Universidade que escolheram e que viveram intensamente os anos de Licenciatura (independentemente do que isso significa para cada um). A Sofia deixa este ano a ESCS e despede-se com um texto bonito, numa homenagem às pessoas que por lá encontrou e aos momentos que foi colecionando.

10 Things you should know before taking a fashion degree. Conheço algumas pessoas ligadas ao mundo da moda e sei que não é mágico, ao contrário daquilo que a maioria pensa. E apesar de saber que nem todas elas se identificam com todos os pontos abordados nesta publicação da Marta, não posso deixar de o partilhar convosco. O mundo da moda fascina-me e apesar de nunca ter equacionado um curso nessa área - não ao nível do design e da criação, pelo menos - acho pertinente que se tente desvendar aquilo que realmente se faz. O glamour é uma ilusão.


5 comentários:

  1. É que é mesmo!
    Muito obrigada por mencionares o meu post :)

    ResponderEliminar
  2. Os posts da Sara são o guia mais útil e amoroso da blogosfera - e bonito também!

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada pela referência, Carol!
    Para mim também é interessante acompanhar o percurso e a forma como vários bloggers lidam com a faculdade :)


    www.asofiaworld.com

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vez, óptimas selecções!

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar