Thirteen

Conheço uma rapariga que é vegetariana e que come francesinha vegetariana... com molho. Sentem a ironia?

13 comentários:

  1. Eu nunca comi francesinha (vegetariana ou não), por isso não percebi ironia. O molho leva algum produto de origem animal, é isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, Nádia. E acredito que haja restaurantes a fazer uma versão vegetariana do molho mas a maioria não o faz :)

      Eliminar
    2. Bem, há duas hipóteses:

      Por um lado, pode ser vegetariana por razões de alimentação. Uma vez que uma dieta sem produtos de origem animal é mais saudável, haverá muita gente nesta situação. Neste caso, o caldo de carne não a incomodaria. Por outro, pode ser vegetariana por razões éticas e estar em fase de transição (poucas pessoas se tornam veganas de um dia para o outro, a maioria elimina progressivamente os produtos de origem animal). Eu hoje não comeria uma francesinha vegetariana com molho de carne, mas tê-lo-ia feito há alguns anos, em fase de transição. De qualquer forma -e desculpa se isto vai soar mauzinho mas a intenção não é essa- mesmo a comer francesinha vegetariana com molho de carne está a fazer mais que quem come francesinha de carne.

      Eliminar
    3. Posso dizer-te com certeza que ela se tornou vegetariana por motivos éticos e também confirmo que não está em fase de transição pois já mantém esta dieta há largos anos. E, na minha opinião, não é uma questão de fazer mais ou menos do que as outras pessoas (eu nunca poderia ser vegetariana e estou de consciência tranquila com a minha escolha), é apenas o que referi na publicação: ironia.

      Eliminar
    4. Pois, aí temos opiniões diametralmente opostas: não só qualquer pessoa pode ser vegana, como é uma obrigação moral, tal como não matar ou não violar.

      Eliminar
    5. Referia-me a este prato em particular e à intenção da minha publicação. Não coloquei - nem vou colocar - em causa se faz mais ou menos do que as outras pessoas. A minha frase em nada critica a sua escolha ou dieta, apenas refere uma curiosidade que considero engraçada e irónica dada a situação.

      Eliminar
  2. É provável que seja uma vegetariana psicológica. Ou seja, acha que é vegetariana, mas não é. Um pouco à semelhança das grávidas psicológicas. Acham que estão, mas não estão! :P

    ResponderEliminar
  3. Pode ser ovo-lacto vegetariana e não vegan. Em nutrição o termo "vegetariano" é uma gíria porque existem vários tipos de vegetarianismo, uns mais permissivos do que outros, que pode ser o caso dessa rapariga :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou mais ou menos familiarizada com os termos que referes e não me parece que seja o caso que apontas. Ela não come NADA que tenha origem animal - nem mesmo leite, queijo ou ovos (usando novamente o exemplo da francesinha, pede sempre sem queijo). Mas percebo o que dizes - existem tipos de vegetarianismo mais permissivos - e esta publicação não é uma crítica. Eu como a francesinha tradicional e nunca poderia seguir uma dieta vegetariana por isso não estou em posição de criticar; cada um sabe de si. Apenas acho que é uma curiosidade engraçada - e irónica :)

      Eliminar
  4. tenho uma que come cabidela... como perceber esta gente xD

    ResponderEliminar
  5. Existem vários restaurantes que não dizem que o seu molho não tem nada de origem animal por uma simples razão: a maioria das pessoas iria, à partida, colocar esse restaurante de lado mesmo que seja o molho mais delicioso de sempre. Durante algum tempo também comi francesinha vegetariana com molho que, muito provavelmente, tinha carne. Francesinha era um dos meus pratos preferidos e optava em comer o molho. Sabia que não seria para sempre, mas comer francesinha sem molho não faz sentido nenhum para mim, ou então estar numa mesa com toda a gente a comer francesinha e eu a comer salada deixava-me muuuuito desejosa. E simplesmente fui deixando, sem fazer grande esforço, com o avançar da minha alimentação vegetariana. Neste momento opto sempre por comer em restaurantes que têm a opção de molho vegetal, mas conheço alguns (porque tenho pessoas conhecidas lá a trabalhar) cujo o molho é vegetal sem que se saiba. A maioria das pessoas acha que todos os restaurantes o fazem, mas não é assim tão usual por uma razão: fica bem mais caro!

    Sendo ela vegetariana pelos mesmos motivos que eu (vi no teu comentário mais acima) não acho ironia, se esse for um prato que ela adora e que não encontra facilmente em versão vegan. Infelizmente ainda não é muito fácil ser vegan em certos pontos do país.

    ResponderEliminar
  6. E depois disto tudo eu só digo: francesinha sem carne não é francesinha ahah

    ResponderEliminar
  7. Hmm. Nunca tinha pensado nisto, mas realmente não faz sentido ahahah mas bom...eu gosto da minha com tudo o que tem direito. Sorry, World. :p

    Jiji

    ResponderEliminar