Thirteen

Se as Faculdades não fazem provas de admissão, entrevistas e afins, então os Exames Nacionais são importantíssimos.

4 comentários:

  1. Concordo plenamente. Enquanto não se encontrar um melhor modo, são importantíssimos, pois acabam por ser uma maneira de "uniformizar" as candidaturas à faculdade

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que os Exames Nacionais são uma boa forma de, tal como foi dito no comentário anterior, "uniformizar" as candidaturas ao ensino superior. É certo que esses 90 minutos de exame têm um grande peso para a média para a qual um aluno lutou durante três anos, e que o aluno pode ter tido problemas, estar numa má fase da sua vida ou simplesmente o exame pode ter corrido mal, mas é uma forma de tornar mais justa a admissão ao ensino superior. Há tantos casos de notas inflacionadas (alguns privados têm essa fama e há escolas públicas que o fazem de igual forma) que é preciso uma forma de avaliação igual para haver uma maior justiça.
    É muito stress e, tal como referi, esses 90 minutos têm muito peso para uma média de 3 anos, mas eu sou completamente a favor dos Exames. São a nível nacional e todos passam por isso.

    ResponderEliminar
  3. Concordo. Mas pessoalmente acho que faz falta uma entrevista para determinar a inteligência emocional das pessoas. porque nem sempre a inteligência se mede pelas notas.

    beijinho
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida! Uma das questões de um exame meu, este semestre, era fazer um texto argumentativo contra ou a favor os exames nacionais do secundário e defendi exatamente o que disseste: enquanto não houver outro método que promova igualdade e justiça na admissão ao ensino superior, os exames devem existir. Para além de que, como todos sabemos, as notas dos três anos nunca refletem os mesmos critérios, há escolas que facilitam e outras não, por isso existir um momento que, de certa forma, exija os mesmos conhecimentos, é necessário. Seria injusto sim, se a nota desse exame determinasse 100% a nota final. Mas, até existir um método melhor (como já está implementado nos EUA, por ex), os exames são necessários.

    ResponderEliminar