Thirteen

VIDA ACADÉMICA | "Primus Inter Pares"

No Colégio que frequentei até ao 9º Ano havia um projeto intitulado de "Primus Inter Pares" que consistia na atribuição de certificados aos alunos que privilegiavam determinados valores - respeito, solidariedade, amizade, ecologia (...). Os alunos vencedores em cada categoria eram selecionados pela respetiva turma através duma votação que ocorria habitualmente na última semana de aulas e, para além destes, havia dois alunos destacados pelos professores: aquele que tivesse atingido melhores resultados académicos e aquele que tivesse progredido mais tendo em conta os resultados do período anterior. Atualmente, esta prática mantém-se e, para além das categorias que existiam na altura em que estudei naquele Colégio, neste momento a instituição destaca também outras áreas - relacionadas com a tutoria, o apoio aos colegas e o apoio à comunidade - e atribui certificados coletivos destacando uma turma em cada categoria.

E, pessoalmente, fico contente por ver que a tradição se mantém e que os valores continuam a ser privilegiados diariamente. Os certificados são apenas isso - certificados. Não existem prémios monetários ou bens materiais associados ao reconhecimento por parte da comunidade educativa mas a entrega destes documentos autenticados motiva os alunos a serem melhores alunos e, especialmente, melhores pessoas - o bom trabalho é valorizado, as atitudes simpáticas são estimadas e o esforço é reconhecido.

É claro que nem sempre as votações são totalmente justas - as amizades poderão interferir, como em qualquer outra votação do género (estamos a falar de crianças) - mas o Colégio tenta minimizar essa tendência ao incutir desde cedo aos seus alunos uma ideia que os adultos parecem esquecer atualmente: um único voto pode fazer a diferença, assim como a postura de cada um de nós na  comunidade em que nos inserimos.

6 comentários:

  1. Adorava que a minha escola fizesse isso mas só atribui os habituais diplomas de mérito e de excelência! :|

    ResponderEliminar
  2. Isso é uma iniciativa mesmo muito gira. Deviam fazer coisas assim em todo o lado! :)

    ResponderEliminar
  3. A escola básica em que andei tinha uma iniciativa do género. Acho que realmente é algo a que todas as escolas poderiam aderir, porque de facto, apesar de ser um gesto simbólico faz com que os alunos entendam mais facilmente que o seu mérito é valorizado, tanto a nível académico como as suas competências sociais.

    ResponderEliminar
  4. Adoro a iniciativa! Acho que faz todo o sentido e que os valores devem ser incutidos desde sempre, só assim podemos ter adultos com princípios e consciência

    ResponderEliminar
  5. Mas que iniciativa espetacular! :o Isso é tão bom para as crianças! Para além de promoverem as coisas que mencionaste, quando chegam a adultos, a sua maneira de agir no mundo em que se inserem é completamente diferente dos demais, recebendo estas pessoas muito respeito da parte de quem os rodeia! Pudera todas as instituições promoverem isto!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar