DESPORTO | #SomosPortugal!

Cresci entre jogos de futebol sofridos quando no Estádio do SC Braga a maior parte dos adeptos eram benfiquistas e, até hoje, tive o privilégio de ver boas equipas e bons jogadores em campo. Aprendi que não é preciso jogar sujo para ganhar e que, por vezes, a vitória é dos pequeninos porque a garra, a vontade de vencer, o esforço e a dedicação não tomam as taças como garantidas. Foi o que aconteceu ontem, na Final do EURO 2016 frente à França. 

Num jogo sofrido depois de tantos outros que me deixaram com o coração nas mãos, Portugal sagrou-se Campeão Europeu de Futebol ao vencer uma França que retrata tudo aquilo que abomino no futebol (e em qualquer outro desporto): o fanatismo, a ausência de respeito, a violência, a corrupção, a falta de fair play. E a vitória da Seleção Portuguesa teve um gosto especial por ter sido justa e limpa no meio de faltas e cartões não assinalados.

Com um Capitão lesionado a meio da primeira parte e uma arbitragem nitidamente corrompida, Portugal foi mais forte e venceu a Final que o esperava há doze anos. A equipa - não só em campo mas também no banco, na bancada, em Portugal e espalhada pelo mundo - manteve a postura,  jogou como devia, redimiu-se dos erros que havia cometido nos primeiros jogos e privilegiou os valores que todas as equipas deveriam privilegiar em qualquer competição: humildade, fair play, desportivismo, respeito, solidariedade, entreajuda. 

O Nani devolveu a braçadeira ao Cristiano assim que teve oportunidade, o Éder reforçou que o golo não foi exclusivamente seu e que houve um trabalho de bastidores que criou as condições ideais para o remate, o Cristiano sofreu connosco e assumiu um papel de treinador-adjunto, o Rui Patrício fez defesas incríveis, a equipa dedicou-se, os adeptos foram incansáveis, cantaram "A Portuguesa" e abafaram os rivais.

A Final frente à França foi sofrida e repleta de maldade mas provou-nos aquilo que tantas vezes dizemos: cada um tem aquilo que merece. E a Seleção Portuguesa merecia a vitória. Oh, se merecia! Erguer a Taça ao som duma banda portuguesa cujo nome retrata na perfeição aquilo que aconteceu neste jogo foi o fim perfeito para uma Final que nos irritou e indignou mais do que seria expectável. Somos Portugal!


7 comentários:

  1. Foi lindo. LIN-DO. Eu não sou uma doida por futebol, mas ontem vibrei como nunca - acho que nem com o meu Porto fiz tanta festa. Foi merecido, precisamente porque jogamos limpo, mas tão mais limpo! Limpo, e bem. A garra já ninguém nos tirava, e a vitória foi a cereja no topo do bolo!

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vitória merecida sem dúvida!

      Melhor ainda foi a seleção provar que, "a seleção não é Cristiano Ronaldo". Infelizmente foi um desgosto aquela jogada pôr de fora o capitão, mas ele lá andava a puxar pela malta. :D

      Eliminar
  2. Que orgulho tão grande! Foi um Euro tipicamente português para o nosso lado, sempre a sofrer. Mas o fado nem sempre é triste e isso viu-se na final. Somos enormes, vencemos com humildade e trabalho, vencemos a seleção francesa, a equipa de arbitragem e o Platini e companhia. É um orgulho!

    ResponderEliminar
  3. Até eu que não gosto de futebol fiquei cheio de orgulho. Face o jogo sujo, arbitragem nitidamente comprada e ausência do Ronaldo, a vitória teve um sabor ainda melhor. Tendo em conta a maneira com que nos rebaixaram e ofenderam nas últimas semanas, os franceses provaram do próprio veneno. Karma's a bitch.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  4. Não há muitas mais palavras a dizer mas tenho orgulho de ter nascido portuguesa!
    Já sigo o teu blog, segue também!
    xx

    http://morelovebeatriz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Fomos um exemplo em tudo, tanto como selecção como como adeptos. Não podemos dizer de todo o mesmo dos franceses que tiveram palavras e comportamentos deploráveis mas isso é que deu ainda mais gozo em ganhar.
    Fomos roubados em quase todos os jogos, foram penaltis e faltas por assinalar e a final foi uma vergonha mas somos tão bons que mesmo sem o melhor do mundo em campo e a sofrer faltas ganhamos juntamente. Somos campeões!! ♥

    ResponderEliminar