FOTOGRAFIA | Síria: Antes e Depois

Quando vi este arquivo fotográfico, soube imediatamente que queria partilhá-lo convosco. Em Portugal há miséria e fome mas não há guerra e só por isso somos uns sortudos com condições para apoiar não só os nossos mas também os que foram forçados a abandonar o seu país - não faz sentido não dar a mão a quem perdeu tudo e é importante percebermos as razões que os levaram a fazer uma travessia tão incerta e dolorosa. O mundo tem de se unir para acabar com este flagelo.

A Síria é um dos países mais afetados pela guerra. Segundo um artigo da TSF, 500 mil pessoas morreram e cerca de 50% da população do país fugiu. Alepo, uma referência para turistas de todo o mundo e uma cidade reconhecida pela UNESCO como Património da Humanidade, é agora sinónimo de controlo, de discriminação, de tortura. Se isto acontecesse no nosso país, não tentaríamos fugir também? O arquivo fotográfico que partilho hoje convosco retrata mais do que um conjunto de edifícios destruídos e ruas descaracterizadas; retrata a ignorância do Homem e a sua maldade.

9 comentários:

  1. Vi isso e fiquei chocada. A verdade é que sabia o da destruição mas comparar o antes e depois é chocante. É mesmo caso para dizer "Se fossemos nós, também não iríamos fugir?"...

    ResponderEliminar
  2. É sem dúvida alguma um artigo tocante e que nos deixa a pensar. Muito obrigada por partilhares!

    Um beijinho,
    Beatriz do Bookaholic.

    ResponderEliminar
  3. E o mais triste é haver muita crítica contra os refugiados, nas notícias raramente se fala disso, agora só se fala de brexit e futebol, e muitos dos refugiados estão a viver em condições precárias nas fronteiras com a Europa! Só pergunto aos que não querem ajudar os refugiados e se te acontecesse o mesmo no teu país? Importante pensar nisso antes de falarem que são todos terroristas.

    ResponderEliminar
  4. Esta colagem das duas fotografias deixa-me o coração nas mãos, parece daquelas coisas que se pensa que só existe em filmes...

    ResponderEliminar
  5. Acho que toda a gente deveria ver isto, principalmente os europeus que são contra os refugiados, porque a verdade é que, tal como um dos comentários do arquivo dizia, "Years to build, only a moment to destroy", e esta frase dá-nos muito que pensar.

    ResponderEliminar
  6. Arrepiei-me, não posso negar... É de cortar o coração ver coisas destas a acontecerem e o restante mundo não se unir para fazer algo por aqueles que necessitam... Muito triste mesmo!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  7. É um arquivo bastante chocante.

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar