Thirteen

OFIR, PORTUGAL | A Minha Praia

A Praia de Ofir é a minha praia e é a praia mais bonita do mundo (mesmo que não o seja realmente). Porque só a partilho com pessoas especiais, porque me vê crescer de ano para ano, porque fica relativamente perto de casa e porque me traz tranquilidade quando as dúvidas são imensas e o coração bate depressa. A Praia de Ofir tem água gelada e vento mas nem isso me impede de a visitar sempre que possível e de prolongar os banhos de sol, as caminhadas à beira-mar e as entradas a medo num mar que me congela os ossos e que aprendi a respeitar e a não subestimar. 

Na Praia de Ofir o som das ondas é especial, os raios de sol são quentes e traiçoeiros e a brisa intensifica-se com o passar das horas. Precisamos sempre duma camisola mais quentinha ao final do dia, dum pára-vento bem enterrado na areia e dum guarda-sol resistente mas os passeios, os jogos de cartas, os miminhos e os almoços tardios valem sempre a pena e transformam a Praia de Ofir naquilo que é realmente: a minha praia.

10 comentários:

  1. Já aí estive há dois Verões e estava tudo menos convidativo! Sempre achei piada ao nome da terra, Ofir faz me lembrar a Arábia x)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há como prever se vai estar realmente um bom dia de praia ou não - é o maior defeito que encontro nesta zona do país. Dias sem vento são raríssimos (o Norte é assim) e a praia tem de ser aproveitada logo de manhã - de tarde o vento intensifica-se. Ir para Ofir sem pára-vento, por exemplo, é um risco demasiado grande :)

      Eliminar
  2. Eu vou sempre para a Amorosa, Viana do Castelo, e é igualzinho :) Depois de tantos anos, já me habituei à água xD

    ResponderEliminar
  3. Já somos dois a achar a Praia de Ofir a mais bonita do mundo. Consigo ver da minha casa as icónicas torres e consigo, quase sempre, saber se está imenso vento ou um dia incrível.
    Sinceramente, este texto podia ter sido escrito por mim - por outras palavras mas com o mesmo objectivo. :)

    ResponderEliminar
  4. Não conheço, mas praia para mim é sempre qualquer coiisa :D
    Se ainda não viste, convido-te a assistir ao meu último video: https://www.youtube.com/watch?v=Yf6vwm0mk7Q , obrigada :D

    ResponderEliminar
  5. Parece-me bem. É essencial termos locais que nos transmitam calma e tranquilidade e que possamos realmente considerar "nossos".

    ResponderEliminar
  6. é também a minha praia! e não a troco por nada :)

    ResponderEliminar
  7. Praias do Norte são assim ahah :) não há remédio, o vento é nosso companheiro. Mas não é isso que nos vai tirar de lá!

    Jiji

    ResponderEliminar
  8. Gostei tanto deste texto! Podia aplicá-lo à minha praia: não mudava mesmo nada, exceto o nome! :p
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Já estive na praia de Ofir algumas vezes e sempre que fui aí estava sempre muito vento! Mas isso é a "doença" das praias do Norte, infelizmente :(

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar