Thirteen

TEMPO DE ANTENA | Ensino Superior: Psicologia

"Quando era pequenina dizia que queria abrir uma Escola de Artes e Psicologia. O tempo passou e eu andava sempre na dança, ou teatro, ou isto, ou aquilo. O gosto permaneceu. E apareceu o gosto pela Fotografia, pela Comunicação, pelo Turismo, por imensas coisas. Quando chegou a altura das candidaturas estava super confusa entre Psicologia e Ciências da Comunicação, ambas no Minho. Acabei por ficar na minha primeira opção, Psicologia na Universidade do Minho. 

Como em qualquer curso, acho eu, vai haver professores e cadeiras que gostes mais e que gostes menos. Aconteceu­-me isso, mas acho que é normal. E não me arrependo nada de não ter desistido quando pensei que não estava a gostar. Não tenho um conhecimento a 100% sobre as outras universidades, mas acho que no Minho o curso é realmente bom. Tens cadeiras que te vão causar dores de cabeça, vais ter muitos números à mistura, mas acho que isso acaba por ser recompensado no final. É verdade que é bastante direcionado para a investigação, mas confia, tens professores que são excelentes para outras vertentes que não investigação. Sendo um curso com Mestrado Integrado, no final temos que escrever uma dissertação e fazer um estágio. Apenas a partir do 4º/5º aAno é que passamos a ter uma formação mais específica, seja em Psicologia Clínica e Saúde, Psicologia Escolar e da Educação, Psicologia da Justiça e Comunitária, Psicologia das Organizações ou Psicologia do Desporto. E era isto que eu mudava: devia ser um bocadinho mais específico nos outros anos. Relativamente ao curso em si, é isto que posso dizer. 

À parte das aulas, façam workshops, formações, cursos, apostem em vocês e não se foquem apenas naquilo que vos é ensinado nas aulas. A Universidade do Minho nesse aspeto parece­-me ser boa, assim como a Associação de Estudantes de Psicologia que tenta sempre ter algo que nos motive. Somos todos os anos incentivados a participar em experiências através das quais recebemos créditos que podem ser usados nas notas – mas não para passar à cadeira - e há ainda algo que eu achei super interessante e que me deu imenso gozo fazer: ser colaborador de investigação. E vocês devem estar a perguntar "o que é isto?". Então, há sempre grupos de investigação na Escola de Psicologia, e vocês, ao inscreverem­-se neste projeto, vão ajudar. No meu caso, estive no Centro de Computação Gráfica e foi mesmo interessante, até porque acabou por ser um mix com Engenharia e mostrou­-nos muito mais do que aquilo que as aulas nos dão. Ainda neste contexto de fora de aulas, neste meu segundo ano, fui às Jornadas da Psicologia, em Aveiro, e tenho a dizer­-vos que foi uma boa decisão que tomei. 

As pessoas são recetivas e estão sempre prontas a ajudar. Eu, pelo menos, senti isso. E é verdade, a Praxe ajudou. Experimentem, nem que seja um dia, para tirarem as vossas conclusões. Pode até haver alturas em que vos vai custar, mas acreditem que no fim vai valer tão a pena que vão esquecer tudo aquilo que poderão eventualmente achar negativo."


Joana, Aluna do Segundo Ano do Mestrado Integrado em Psicologia na Universidade do Minho.

[Se tiverem dúvidas ou questões podem deixá-las na caixa de comentários. A Joana irá responder às vossas perguntas no mesmo espaço assim que possível.]

9 comentários:

  1. Olá Carolina! Será que podes abordar no tempo de antea o curso de estudos gerais? Estou interessada em ingressar nesse curso mas gostava de ouvir "falar" alguém que já anda no cueso. Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mia! Não conheço ninguém que esteja a tirar a Licenciatura em Estudos Gerais mas irei pesquisar e, se encontrar alguém dessa área disposto a partilhar o seu testemunho, será abordado no "Tempo de Antena". Obrigada pela sugestão! Beijinho :)

      Eliminar
  2. Eu tirei psicologia clínica há mais de 10 anos atrás e só te digo que as coisas vêm a piorar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. psicologia clínica é das minhas últimas opções :)
      e se formos por aí, está tudo a piorar, não podemos desanimar por isso :)

      Eliminar
  3. finalmente que ela decidiu escrever sobre isto!!! Obrigada as duas por fazerem este post, incrivelmente é mesmo importante para mim! (se não for pedir muito, encontra alguém de sociologia :D )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um grande amigo meu está em Sociologia na Universidade do Minho; se ele estiver disposto a partilhar o seu testemunho, esse curso será abordado aqui no L13. Obrigada pela sugestão :)

      Eliminar
    2. obrigada, catarina :) qualquer coisa que precises é só perguntar :)

      Eliminar
  4. Psicologia e sociologia são as minhas escolhas.
    Beijo
    Imnotrebel.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. se precisares de alguma coisa de psicologia é só dizeres :)

    ResponderEliminar