Thirteen

INSTAGRAM | Instantâneo? Não.

Não partilho fotografias no momento em que as tiro e por isso, para mim, o Instagram acaba por perder a característica instantânea que lhe é automaticamente associada. Nunca tive esse hábito e, inconscientemente, acredito que tenha sido o meu eu paranóico (ou cuidadoso) a definir essa minha atitude. Preservo a minha privacidade, o meu conforto e a minha segurança.

Num mundo onde tudo está online e onde todas as informações são facilmente encontradas (por muito cuidado que tenhamos), eu prefiro - enquanto blogger e utilizadora assídua das mais diversas redes sociais - dizer onde estive em vez de dizer onde estou. Não utilizo o sistema de localização - e por isso o nome da terrinha ou da rua não aparece sempre que publico uma fotografia -, salvo raras excepções não publico fotografias no momento em que as tiro, não publico em tempo real. Porque não faz sentido. Porque prefiro editar a imagem com calma sempre que ela não é tão bonita como eu gostaria, porque não quero desperdiçar um momento feliz no meio de filtros, contrastes e editores de imagem. Porque apesar de gostar de registar os lugares bonitos - e também aqueles não tão bonitos assim - que fazem parte da minha vida, não quero que toda a gente saiba onde me pode encontrar naquele exato momento. É mais especial para mim poder selecionar uma fotografia enquanto recordo o momento em que a tirei. Se é uma hora, um dia, uma semana, um mês ou apenas uns minutos mais tarde... isso já não importa.

5 comentários:

  1. Eu também raramente uso o Instagram em "tempo real" :)

    ResponderEliminar
  2. Eu depende. Há alturas em que a foto fica perfeita e eu publico-a logo, mas a maior parte das vezes é como tu, publico mais tarde, no próprio dia ou dias depois, ou para editar a foto, ou porque não me apetece dizer onde estou no momento.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  3. Também faço como tu, é raro publicar uma foto no exato momento em que a tiro.
    Beijinhos,
    www.semmediidas@gmail.com

    ResponderEliminar
  4. Sou como tu. Por vezes publico em tempo real, mas também é muito frequente publicar só depois. No meu caso nem é tanto por não querer perder tempo naquele momento - porque a verdade é que não faço grande edição de imagem e uso até poucos filtros - mas porque gosto de pensar muito bem sobre o que coloco nas redes sociais. Quanto à localização, essa então nunca utilizo porque gosto de manter a minha privacidade ao máximo e proteger-me de eventuais encontros surpresa.

    ResponderEliminar
  5. É tão isto!! Sempre que tiro uma foto, espero até chegar a casa para fazer uma seleção, editar e só depois publicar! Passou a fazer mais sentido para mim atuar desta maneira! E às vezes sabe melhor publicar uma foto passados dias do que no momento!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar