APLICAÇÃO | Ecopilhas

Não sou o maior exemplo de Ecologia - há muito a melhorar nas minhas rotinas e hábitos, admito - mas uma coisa que faço SEMPRE é colocar nos respetivos contentores aquilo que pode ser reciclado. Sinto que a minha geração está mais sensibilizada para esta questão mas também reparo que nem sempre as regras são cumpridas. E, muitas vezes, é apenas porque as pessoas não estão suficientemente informadas. Há muita gente que não sabe que as pilhas e baterias usadas podem ser recicladas ou onde devem depositá-las.

Para colmatar essa falha foi lançada hoje, em Lisboa, uma aplicação bonita e intuitiva que, através de um sistema de geolocalização, permite ao utilizador identificar o pilhão mais próximo, promover a sua correta utilização e proteger o ambiente. A aplicação chama-se Ecopilhas e permite ainda solicitar um mini pilhão para casa (coisa que eu já fiz) ou para o local de trabalho e pedir que seja colocado um pilhão na sua área de residência. "Não saber onde está o pilhão" deixa de ser uma desculpa. Com um bónus: esta aplicação permite conhecer todo o processo de reciclagem de pilhas (sou a única que fica curiosa sobre aquilo que acontece depois de fazermos a nossa parte enquanto cidadãos?) e, muito importante, reportar um problema com um pilhão - ou porque está cheio, ou porque está danificado.

4 comentários:

  1. Ideia muito interessante, sem dúvida Carolina :)
    Eu separo o lixo todo, inclusive as pilhas.

    donaritta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Eu costumo acumular muitas pilhas até encontrar um pilhão próximo x) Vai ser-me útil a aplicação!

    ResponderEliminar
  3. Uma aplicação muito interessante, sem dúvida, especialmente tendo em conta que cada vez é maior a urgência de reciclar! Cá em casa também reciclamos mas sinto que, tal como tu, ainda posso melhorar muito em termos ecológicos...
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Uma app que me vai ajudar de certeza

    ResponderEliminar