CINEMA | Definitely, Maybe [2008]

Normalmente associamos os filmes leves e as comédias românticas a obras cinematográficas sem qualidade mas, assim como o último que partilhei convosco - "The Devil Wears Prada" -, "Definitely, Maybe" entretém-nos e é suportado por uma história simples e bonita que, pela forma como é contada, se diferencia de todas as outras que já conhecemos. "Definitely, Maybe" não é uma obra-prima mas é um bom filme de domingo.

No fundo, "Definitely, Maybe" é um enorme flashback que nos apresenta a vida de Will, um homem que acredita na política, que se muda para Nova Iorque para trabalhar na campanha de Bill Clinton e que, ao longo dos anos, se relaciona com três mulheres. Já adulto e pai de uma miúda de 10 anos, Will está a passar pelo processo de divórcio e a sua filha pede-lhe que partilhe a história de como conheceu a sua mãe pois acredita que, se ele for capaz de lhe explicar o que o levou a apaixonar-se por ela, o amor deixará de ser tão complicado como aparenta. Will aceita o desafio porém muda os nomes das personagens intervenientes para que Maya descubra qual delas é a sua mãe - uma espécie de jogo que dá ao filme uma perspetiva cativante e menos óbvia. 

"Definitely, Maybe" foca, de uma forma leve e despretensiosa, algo que digo tantas vezes: não há dois amores iguais mas é possível amar verdadeiramente duas vezes - ou três, neste caso. É um filme tranquilo, bonito, sereno. Transporta-nos para uma relação maravilhosa entre pai e filha, envolve-nos na história que está a ser contada a Maya, leva-nos a viajar até à maravilhosa cidade de Nova Iorque (palmas para os cenários e ângulos escolhidos - é raro esta ser uma preocupação em filmes deste género) e, muito importante, não inclui piadas absurdas. Não é uma produção ambiciosa mas é um daqueles filmes que nos deixam felizes e inspirados e isso basta para ser uma produção vencedora. Se precisarem de mais uma razão para ver "Definitely, Maybe", o protagonista é o Ryan Reynolds.

8 comentários:

  1. Vi-o há pouco tempo na tv e gostei bastante!

    ResponderEliminar
  2. Já vi este filme (até tenho uma publicação no Bobby Pins) e gostei imenso. É assim queridinho para os corações :)

    ResponderEliminar
  3. Fui ver agora o trailer e parece-me um filme engraçado :).
    Adorei ver o " The Devil Wears Prada", não é o melhor filme de sempre, mas podemos aprender bastante com ele.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente. Também já vi o filme e apesar de não ser uma grande obra cinematográfica, é um filme muito bom para se ver numa tarde de domingo e entretém. Dentro do estilo de comédia romântica, que confesso não ser o meu preferido, gostei muito deste filme :)

    http://sixmilesdeeper.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Não me recordo de já o ter visto, mas a tua descrição acerca do filme cativou-me! Vai já para a minha lista!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar