FOTOGRAFIA | Mosteiro de São Martinho de Tibães

O Mosteiro de São Martinho de Tibães, antiga Casa-Mãe da Congregação Beneditina Portuguesa, foi fundado em finais do século X e reconstruído no último terço do século XI, tendo sido nessa altura transformado num dos mais ricos e poderosos mosteiros do Norte de Portugal. E, na verdade, o Mosteiro de São Martinho de Tibães é mais do que um Mosteiro.

Apesar da sua história ter dado muitas voltas (sabiam que uma parte do Mosteiro foi vendida após a extinção das ordens religiosas e que houve um incêndio na zona do refeitório, por exemplo?) este é um Mosteiro lindíssimo que merece uma visita sem pressas. Pelos seus jardins encantadores que nos colocam em sintonia com a Natureza e que reúnem diversas fontes e um lago, pelos corredores, quartos, cozinha e salas que nos transportam para outros tempos e que escondem outras divisões e, claro, pela igreja de estilo rocócó que nos surpreende assim que vemos o ouro de 24K a cobrir as suas paredes.

Cada detalhe do Mosteiro deve ser apreciado com calma e, ainda que este seja um dos poucos museus e monumentos que não se encontram no centro histórico da cidade de Braga, o Mosteiro de São Martinho de Tibães é um espaço que merece ser visitado. Os tetos, as paredes, as janelas, os claustros, as peças de mobiliário e de vestuário... Tudo é uma surpresa à espera de descoberta.

Nós aproveitámos as 48 horas da Noite Branca para visitar esta pérola bracarense (todos os museus e monumentos estiveram abertos em horário alargado) porém, deixo a informação de que a entrada é gratuita aos domingos de manhã (sem condicionantes de idade ou apresentação de cartões). Não há desculpas para não perderem umas horas entre árvores centenárias e azulejos tradicionais. Ficam as fotografias:












6 comentários:

  1. É um Mosteiro lindíssimo :) Adoro lá ir!

    ResponderEliminar
  2. Penso que só o visitei uma vez e foi quando andava na primária. Acabaste de me dar vontade de lá voltar!

    ResponderEliminar
  3. Cada vez as tuas fotografias são mais espectaculares! É tão bom ver-te evoluir! Desconhecia o sítio mas parece mesmo daqueles que gosto de visitar!

    ResponderEliminar
  4. oh moça não tens que pedir desculpa, acontece :)

    ResponderEliminar
  5. Devo ter escrito qualquer coisa como " as tuas fotos estão lindas" ou "tens jeito para a coisa" por ai no meio termo

    ResponderEliminar
  6. Nunca fui, mas gostaria de ir um dia! Depois deste post irei certamente, também visto que estou em Braga é um bonus 😊
    Obrigado por abrires o apetite!

    http://limaomaisuva.blogspot.pt/

    Um daqueles.

    ResponderEliminar