Thirteen

INSTAGRAM | Everyone Has a Story

Torci o nariz quando apareceu a nova funcionalidade do Instagram. Assumi imediatamente que não se enquadrava no conceito da rede social em questão e não a utilizei assim que ficou disponível porque mantinha essas reservas ainda que acompanhasse as partilhas de algumas pessoas e, sobretudo, de algumas marcas. 

Até que percebi: apesar desta ser, inegavelmente, uma funcionalidade criada para concorrer com o Snapchat, a sua implementação faz sentido (mesmo que não seja uma ideia original). Afinal, o Instagram privilegia o instantâneo (o nome indica-o!) e esta atualização solidifica esse conceito já que as pessoas foram deixando de parte a espontaneidade e o amadorismo na hora de fotografar.

O Instagram Stories não compromete a partilha de fotografias bonitas que não desaparecem 24h depois mas funciona como um complemento: as imagens com qualidade são partilhadas na galeria e os cliques espontâneos são partilhados na História, com a certeza de que, na segunda hipótese, os seguidores não procuram perfeição ou conteúdo elaborado mas sim backstage e espontaneidade. Podem dizer-me que o Snapchat funciona exatamente da mesma forma e que o Instagram Stories tem algumas limitações - porque tem, reconheço-o - mas o facto de reunir as duas funcionalidades numa só página é uma vantagem que faz com que pessoas como eu adiram. O Instagram Stories veio recuperar o instantâneo que, a certa altura, deixou de o ser e só por isso a sua utilização faz sentido na rede social que tanto aprecio.

5 comentários:

  1. Touché, tive exactamente a mesma reacção que tu. Acho que o facto de o Instagram ter juntado as duas funcionalidades na mesma aplicação fez com que aderisse ao modelo "snapchat", sem no entanto me parecer que se tenha caído no desleixo completo. Gosto!

    Jiji

    ResponderEliminar
  2. Eu prefiro tudo no Instagram, acho muito mais prático. Assim como a qualidade do que se partilha é melhor do que a a qualidade do que se partilha no Snapchat :)

    ResponderEliminar
  3. Acho que vistas as coisas assim, até faz sentido, sim... Como te disse no início, não me agradou muito a ideia, porém, já por várias vezes tive o impulso de publicar qualquer coisa no Stories. Tem alguma lógica, tentar reavivar o conceito inicial.

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente raramente abro a história no instagram. Talvez porque ainda tenho demasiado processado na minha mente que aquele rede serve para construir uma história em imagens e não para dizer a toda a hora o que estamos a fazer. No entanto para os grandes seguidores das redes acho que foi uma ótima junção.

    ResponderEliminar
  5. Quando essa nova funcionalidade do Instagram apareceu, eu protestei por estar a copiar o Snapchat, mas agora visto dessa forma puseste-me a pensar. Realmente, é muito bom ter as duas coisas reunidas no mesmo sítio, além de "reanimar" o conceito do instantâneo que caracteriza o Instagram. Talvez reconsidere e utilize mesmo :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar