Thirteen

WEBSITE | Escrever.com

Escrever é um website que nos paga para escrevermos sobre variados temas. As candidaturas estão abertas para portugueses e brasileiros e o processo é simples: preenchem os vossos dados biográficos, escolhem um dos temas, escrevem o artigo que lhe corresponde e enviam-no para aprovação. Se a equipa editorial considerar que vocês são uma mais-valia para o Escrever, então a vossa candidatura é aprovada e vocês passam a ter acesso às encomendas. Erros ortográficos e plágio não são permitidos, obviamente, mas outras questões tais como o formato do texto e a abordagem do tema proposto também são tidas em conta - é um processo rigoroso e exigente.

Todos os dias são colocadas online várias encomendas e cada redator (nome dado aos utilizadores do website), dependendo do seu nível, pode selecionar aquelas em que pretende trabalhar. Depois de enviado o artigo, este é analisado, validado e, posteriormente, pago ao redator (assim que atinge um determinado valor o dinheiro pode ser levantado). Existe uma data limite para o envio de cada artigo selecionado mas o utilizador que o escolheu não sofre qualquer castigo se não o escrever, apenas deixa de o poder selecionar novamente.

Há muitas empresas e projetos que precisam constantemente de conteúdo mas que - por falta de tempo, de capacidade ou de disponibilidade - nem sempre têm profissionais dispostos a alimentá-los. O Escrever vem colmatar essa falha e assume-se como uma forma extra de rendimento para quem gosta de brincar com as palavras e elaborar artigos.


20 comentários:

  1. Carol, na candidatura enviamos logo o artigo? Se sim, como? No meu não dá para carregar o documento. Envio por e-mail? Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Preenches o formulário com os teus dados pessoais na página principal e ficas com acesso à tua conta. Depois, terás acesso a uma página que inclui os temas que poderás escolher para fazeres um artigo de 500 palavras. No final, só tens de clicar na opção "Submeter texto" e aguardar pelo respetivo feedback.

      Eliminar
    2. Obrigada! :)
      No entanto, quando clico em "Enviar candidatura", não acontece nada. Fico na página inicial...

      Eliminar
    3. Deve ser um problema do próprio site. Experimenta mais tarde :)

      Eliminar
  2. Fiquei muito interessada neste site. Infelizmente acho que não escrevo suficientemente bem para ser seleccionada, mas vou candidatar-me e ver se consigo.

    Marli, do My Own Anatomy ♥

    ResponderEliminar
  3. Esta sugestão foi das que gostei mais Carol. Para quem realmente gosta de escrever, este é sem dúvida um desafio supeeeer interessante. Vou tentar a minha sorte e talento (?).
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. Estou inscrita, tendo a minha candidatura sido aprovada. Mas não sei se o fiz numa altura "baixa" mas, segundo a minha experiência, não é verdade que colocam textos novos todos os dias. Passaram-se muitos dias e havia sempre os mesmos (poucos). Depois, para passares de nível, é necessário teres alguns textos já aprovados e, uma vez que não há assim tanta escolha principalmente no primeiro nível, torna-se complicado. Posso ter tido uma má experiência e não ser assim a norma, mas tinha expetativas em relação a este projeto que não se vieram a concretizar.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia, quando um outro utilizador seleciona a encomenda, esta deixa de ser visível para os restantes redatores (o que faz sentido pois não se pretende que haja artigos repetidos para validar). Se não estiveres atenta ao site, é possível que tenhas essa perceção apenas porque os restantes utilizadores selecionaram os textos primeiro :)

      Eliminar
    2. É como te digo, as coisas podem ter mudado. Na altura não eram colocados textos diariamente, agora pode ser diferente.

      Eliminar
  5. não conhecia carolina, é seguro? :)

    ResponderEliminar
  6. Estou a tentar fazer a candidatura, mas não está a funcionar... No entanto, quero muito experimentar (:

    ResponderEliminar
  7. Que ideia engraçada :) Obrigada por partilhares!

    ResponderEliminar
  8. Adorei este post ! Não conhecia mas vou inscrever-me :) Sendo eu jornalista é uma oportunidade fantástica !
    Obrigada por estes posts maravilhosos Carolina :)

    ResponderEliminar
  9. eu já aderi ao site à imenso tempo, mas tenho ideia que não existe actualização dos trabalhos, eu pelo menos nunca encontrei nenhum. mas é algo que adorava fazer, quando encontrei fiquei super curiosa e contente:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando um outro utilizador seleciona a encomenda, esta deixa de ser visível para os restantes redatores (o que faz sentido pois não se pretende que haja artigos repetidos para validar). Se não estiveres atenta ao site, é possível que tenhas essa perceção apenas porque os restantes utilizadores selecionaram os textos primeiro :)

      Eliminar
  10. Obrigada pela partilha! Desconhecia deste conceito e achei bastante interessante. Talvez um dia me inscreva no site!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  11. Não sabia da existência mas deixa-me dizer-te que ainda bem que fizeste esta publicação. Ainda não fui ao site sequer mas irei com certeza experimentar

    ResponderEliminar