O APARTAMENTO | Sozinha?

Quando disse a alguns amigos que ia viver sozinha - e quando partilhei a novidade por aqui - várias pessoas me perguntaram imediatamente se ia mesmo viver sozinha ou se ia, na verdade, viver com o meu namorado. E a maior parte ficou surpreendida com a minha resposta.

Quando a ideia apareceu, decidi que nesta fase da minha - e da nossa - vida, o melhor seria mesmo viver sozinha. Porque não temos a mesma estabilidade financeira e, mais importante, porque eu nunca vivi longe dos meus pais e preciso de algum tempo para me conhecer, para me habituar às novas rotinas, para descobrir a Carolina mais adulta que já apareceu mas que nunca cuidou de uma casa e que nunca se preocupou com máquinas de lavar roupa ou tábuas de passar a ferro.

Por muito que goste dele - gosto, inegavelmente, e ele sabe - eu preciso de passar por este processo sozinha. De perceber as minhas dificuldades, de aprender a organizar o meu tempo, de viver sozinha para conhecer as minhas capacidades. Tenho vinte anos e toda uma vida pela frente. Esta é a melhor altura para me testar, para explorar todo um mundo novo, toda uma novidade.

19 comentários:

  1. tens 20 anos e és uma pessoa tão adulta! admiro imenso isso em ti!

    ResponderEliminar
  2. Acho, sinceramente, que tomaste a melhor decisão. Há uns largos meses surgiu uma conversa parecida comigo e a minha resposta era igual; eu acho que é importante passarmos pela experiência sozinhos e aprendermos a viver unicamente na nossa companhia para, mais tarde um dia, apreciar a partilha e companhia com quem mais gostamos. Eu acho que é um desafio tão grande e com tantas propostas que seria importante para mim conseguir gerir tudo primeiro sozinha para depois aceitar com mais tranquilidade o desafio de viver com alguém. Lá está, é como referes: não é que não queiramos viver com quem amamos mas sim ser preciso conhecer as regras antes de nos propormos a jogo :)

    ResponderEliminar
  3. Se há processo pelo qual quero passar é o de viver sozinha, porque em Lisboa partilhei sempre casa com outras pessoas. Acho curioso, no bom sentido, o facto de o teres decidido assim. Tal como te disse antes, desconfiei logo de que a tua novidade envolveria uma casa mas confesso que pensei que irias viver com o teu namorado. O facto de ires viver mesmo sozinha mostrou-me uma maturidade que já sabia que tinhas e acho realmente importante conhecermo-nos e "sabermos" viver sozinhos antes de irmos viver com a pessoa com quem temos uma relação.
    Tenho a certeza de que este etapa da tua vida te vai permitir conhecer coisas sobre ti e vais crescer de uma forma diferente. :)


    A Sofia World

    ResponderEliminar
  4. Acho que foi uma ótima decisão da tua parte:)

    ResponderEliminar
  5. Tal e qual! O meu processo de "vamos viver juntos" foi muito gradual: comecei por viver sozinha (e ele também); depois, numa fase de alterações e por força das circunstâncias, semi-mudei-me para casa dele (ficando apenas alguns dias por semana; fomo-nos habituando às particularidades um do outro e conhecemo-nos ainda melhor); e por fim, arranjámos casa juntos - ambos a sentir que não podia ser de outra forma e que não queríamos outra coisa. :)

    Acho realmente que vivermos sozinhos nos ensina muito, muito sobre nós mesmos; coisas que precisamos de descobrir antes de partilharmos tanto com outra pessoa. Parabéns pela tua atitude perante a vida, Carolina!

    ResponderEliminar
  6. Será, com certeza, uma grande aventura e uma descoberta fantástica da tua pessoa :)

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Eu faço 20 daqui a alguns dias, e sem dúvida que esse é um passo que vou querer fazer logo que possa, quando tiver estabilidade financeira. Quero imenso viver sozinha, até porque acho que é uma experiência única nas nossas vidas. A mim não me ia fazer grande diferença nas tarefas domésticas e assim porque já sou eu que faço tudo isso desde os meus 12/13 anos :)
    Desejo-te tudo de bom e que corra tudo bem! :)

    ResponderEliminar
  8. Acho que a tua decisão faz todo o sentido :) Eu não tenho namorado, mas se tivesse queria primeiro morar sozinha, para ter a experiência de viver segundo as minhas regras pela primeira vez na vida, para aprender a gerir uma casa, a ter responsabilidade... Só mais tarde é que iria viver com o namorado.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  9. Eu podia ter escrito isto! Sinto o mesmo. Agora nem estamos na mesma cidade, mas se estivéssemos mais perto, tenho a certeza que não quero morar com ele enquanto não morar sozinha primeiro uns tempos. Preciso de tudo isso que descreveste!

    ResponderEliminar
  10. É um grande passo! Desejo-te sorte :)

    http://missweetie.blogspot.pt/2016/10/revelacao-by-sweetie-mes-de-setembro.html

    ResponderEliminar
  11. Acho muito bem! Se te sentes melhor sozinha para te conheceres, é a melhor opção! :)
    Boa sorte para esta nova fase!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Acho que foi uma decisão muito ponderada e mereces os meus parabéns. A mim também me perguntaram se eu ia viver com alguém e quando respondi que ia viver sozinha chamaram-me de louca mas acredita que não há coisa melhor do que viver num espacinho só meu.

    Desejo-te as maiores felicidades. Tu mereces tudo de bom!!

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
  13. Tenho pensado imenso nisto, e chego sempre à mesma conclusão que tu, sabes? Preciso disso também - e já vou muito mais tarde! Mas nunca surgiu a oportunidade nem a necessidade, então fui arrastando. Agora, e namorando já há uma vida, surge a pressão do "quando casas?" (que só me dá vontade de rir, honestamente), e do "quando vão viver juntos?" e bem sei que pode soar a egoísmo da minha parte querer viver sozinha, mas julgo que não é esse o caso. É mesmo a necessidade de nos conhecermos a nós mesmos de que falas. E sinto que isso é tão importante!

    Jiji

    ResponderEliminar
  14. Sem dúvida que a melhor maneira de nos conhecermos, é vivendo sozinho e passando pelas experiências dependendo somente de nós próprios. É uma fase engraçada. Nem sempre vai ser fácil, mas tenho a certeza que vais gostar bastante!
    Desejo-te as maiores felicidades! Grande beijinho

    ResponderEliminar
  15. Na minha opinião fizeste a escolha certa. Primeiro tens de te descobrir e conhecer as tuas novas rotinas e depois quando te sentires preparada deixá-lo entrar no teu espaço.

    ResponderEliminar
  16. Fico tão feliz que te queiras conhecer acima de tudo. Até porque sermos felizes com outra pessoa implica, acima de tudo, sermos felizes sozinhos também.

    ResponderEliminar
  17. Nunca vi sozinha. Passei de viver com a miha família para viver com o meu namorado. Já passei pela fase de acreditar que devia ter vivido primeiro sozinha, porque acabo sempre a achar que cresci demasiado rápido, mas a verdade é que viver com o meu namorado faz tanto sentido que não trocaria por viver sozinha agora. Mas, claro, percebo completamente a tua posição!

    ResponderEliminar
  18. Sem dúvida que no auge dos teus 20 anos tomaste a melhor opção!

    ResponderEliminar