CINEMA | Before The Flood [2016]

Before the Flood cativou-me logo nos primeiros minutos. A comparação do mundo real com "O Jardim das Delícias Terrenas" de Hieronymus Bosch foi um ponto de partida inteligente e as referências à obra foram o gatilho para me prender de imediato. Before the Flood obriga-nos a pensar e desperta-nos para uma polémica que nem sempre está presente no nosso quotidiano - a das alterações climáticas - sem nos proporcionar uma lavagem cerebral.

Tinha grandes expectativas para este documentário e não fiquei desiludida. Before the Flood mantém as linhas gerais de um documentário National Geographic - com suporte científico - mas ao mesmo tempo envolve-nos de uma forma mais pessoal e pertinente. Não é apenas um documentário sobre o Planeta Terra, é um documentário sobre todos nós.

Leonardo DiCaprio, Mensageiro da Paz da ONU desde 2014, viajou durante dois anos para perceber o verdadeiro impacto das alterações climáticas. Recolheu testemunhos de líderes internacionais, visitou as zonas mais afetadas do planeta e protagonizou um documentário com produção executiva de Martin Scorsese que nos mostra os dois grandes lados da situação - o lado económico e o lado ambiental - sem esquecer aquilo que todos podemos mudar no nosso quotidiano e aquilo que os líderes mundiais devem não só ambicionar mas realizar (agora!).

Na minha opinião, os documentários ambientais recorrem muitas vezes às ações irrealistas que a população ainda não está preparada para aceitar e Before the Flood mostra-nos os factos e apresenta-nos soluções nada fundamentalistas que podemos verdadeiramente aplicar (sim, estou a falar da questão da carne).

Before the Flood é um abre-olhos e, mais do que isso, é um documentário brilhante com testemunhos interessantes, factos muito curiosos, imagens surpreendentes e uma linha condutora muito bem estruturada. Palmas.

8 comentários:

  1. Ainda ontem me lembraram deste documentário - que eu já nem me lembrava que ia sair. Quero muito ir ver. A ver se acordo - porque por muito que queiramos saber destas questões, por vezes ficam adormecidas no fundo da mente...

    Jiji

    ResponderEliminar
  2. Vou ver! O teu post deixou-me bastante curiosa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Parece me interessante! Sabes em que canal e quando deu? :)

    ResponderEliminar
  4. Tenho que ir ver, parece ser muito interessante!
    Beijinhos

    https://annahandtheblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Vi-o no National Geographic com os meus pais um dia antes de passar na RTP, penso eu. Não vi do início mas o que vi achei um espetáculo e vou, de certeza, rever! Um trabalho muito bem feito!

    ResponderEliminar
  6. Já tinha ouvido falar e tu deste-me ainda mais vontade de o ver!

    ResponderEliminar