Thirteen

PASSATEMPO | Thirteen & Oh! Não

A Oh! Não nasceu em Outubro de 2015 com o objetivo de divulgar a cultura portuguesa. A ideia surgiu quando a Mafalda, criadora da marca, iniciou o último ano da sua Licenciatura e decidiu que queria personalizar blocos de notas. Tendo como principal inspiração a sua avó, começou a utilizar os provérbios tradicionais e as expressões populares para colocar em prática essa ideia. 

Cada ilustração é rigorosamente pensada, cada encomenda é tratada com amor e, quando conversamos com a Mafalda, percebemos que ela gosta daquilo que faz e que merece todo o sucesso que tem estado associado à Oh! Não. Da ilustração ao envio, tudo é pensado com detalhe. Os padrões e cores são inspirados nas tendências do design, pressupõem muita pesquisa e recebem um toque especial - o da Mafalda. Existem muitas marcas que produzem artigos de papelaria mas a Oh! Não é diferente, portuguesa e especial - é muito mais do que os blocos A6 e canetas que vende.

Por muitos anos que passem, há expressões que continuam a fazer sentido, que continuam a motivar-nos nos dias mais difíceis, que continuam a retratar a nossa realidade e que continuam a ser utilizadas no nosso quotidiano. Porque não aproveitar isso? Valorizar o que é nosso e não deixar as nossas frases tão típicas cair no esquecimento são os desejos da Mafalda e é isso que faz a diferença.

Em parceria com a Oh! Não, tenho para oferecer um dos blocos: "O Amor Cura Tudo". O passatempo começa hoje e durará até às 23h59 do dia 18 de Dezembro de 2016. Para a vossa participação ser válida precisam apenas de seguir as indicações que vos apresento de seguida.


Fotografia: Oh! Não

Regras de participação obrigatórias:
- Ser fã do Thirteen no Facebook (AQUI)
- Ser fã da Oh! Não no Facebook (AQUI)
- Partilhar publicamente o passatempo numa rede social à escolha
- Preencher o formulário (permitida apenas uma participação por endereço de email)

Regras de participação facultativas (entradas extra):
- Deixar um comentário no Thirteen com o provérbio favorito e dizer porquê (+1)
- Seguir o Thirteen e a Oh! Não no Instagram (@carolinanelas e @oh_naoo) (+1)

 

O vencedor será anunciado na Página de Facebook do Blogue e contactado por email. Boa sorte a todos!

43 comentários:

  1. "Gaivotas em terra, tempestade no mar"
    Sempre que o oiço, recordo-me da primeira vez que o meu avô mo dosse e como ele ficava triste por saber que o mar estava naquele momento a ter uma discussão enorme entre todas as suas partículas. Adorava ouvir o meu avô falar do mar e este provérbio marcou-me muito.

    ResponderEliminar
  2. Mais vale um pássaro na mão que dois a voar! Gosto deste proverbio porque nos ensina que quem tudo quer tudo perde ,ops assim já são dois provérbios mas revelam quase o mesmo .Devemos lutar sempre pelos nossos objectivos de vida e mesmo que não consigamos atingir tudo o que queríamos devemos ficar contentes pelo que atingimos até então !

    ResponderEliminar
  3. Quem espera sempre alcança, gosto porque ensina a ser paciente e a ir lutando por aquilo que queremos.

    ResponderEliminar
  4. Gosto especialmente do "Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje", porque tento sempre viver dessa forma.

    ResponderEliminar
  5. A ambição cerra o coração, porque infelizmente estou sempre a ver isso.

    ResponderEliminar
  6. "O pior cego é aquele que não quer ver."

    ResponderEliminar
  7. "Devagar se vai ao longe", porque não podemos querer tudo depressa, pois as coisas correm mal. Normalmente até se diz, "quanto mais depressa mais devagar", portanto se queremos ter sucesso temos de ter calma e ponderar bem as atitudes. :)

    ResponderEliminar
  8. "Não diga tudo quanto sabes
    não faças tudo quanto podes
    não creias em tudo quanto ouves
    não gastes tudo quanto tens

    porque
    quem diz tudo quanto sabe
    quem faz tudo quanto pode
    quem crê em tudo quanto ouve
    quem gasta tudo quanto tem

    muitas vezes
    diz o que não convém
    faz o que não deve
    julga o que não vê
    gasta o que não pode"

    ResponderEliminar
  9. "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura". Acho que é um dos meus preferidos, porque nos transmite a ideia de que por mais difíceis que sejam os obstáculos, se formos persistentes e se lutarmos por aquilo que queremos, mais tarde ou mais cedo iremos alcançá-lo, só não podemos desistir.

    ResponderEliminar
  10. Um dos meus provérbios preferidos é "A pressa é inimiga da perfeição". Cresci a ouvir isto e, se hoje sou menos trapalhona e mais cuidadosa nas coisas que faço, devo-o a quem sempre me disse isto :)

    ResponderEliminar
  11. Gosto do " Quem corre por gosto não cansa", porque a verdade é que quando gostamos do que fazemos e vale a pena, custa muito menos ^^ *

    ResponderEliminar
  12. "Amor com amor se paga."
    Ontem à noite, na "minha" rua, abandonaram um cão bebé. Levei-o para casa (onde já existem animais que cheguem, palavras da minha mãe). Estou triste por não poder ficar com ele. E para além disso, ainda não tive sucesso na procura de um novo e bom dono para ele. Ele tem tanto amor para dar. Encontrei-o a tremer e agora vê-se mesmo que está feliz. Vamos lá continuar a procurar...

    ResponderEliminar
  13. "Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje!" é um dos meus provérbios favoritos, pois é algo que utilizo no meu dia a dia. :)
    Manuela Colaço

    ResponderEliminar
  14. "Tudo que vem Fácil vai Fácil". As grandes vitórias só se conseguem com grandes lutas, é precisso trabalhar arduamente para aquilo que desejamos conquistar!
    ;)

    ResponderEliminar
  15. Não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti
    Gosto deste provérbio porque se ele for levado á letra,ensina o verdadeiro significado do respeito pelo próximo
    Eu aplico este provérbio constantemente na minha vida

    ResponderEliminar
  16. "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura."
    É o sentimento da luta, da persistência. Transmite a força para não desistirmos do que realmente queremos numa só frase.

    ResponderEliminar
  17. Acho imensa piada a muitos dos provérbios portugueses mas o meu preferido é o "Deus me dê paciência e um paninho para a embrulhar". Estou sempre a dizer isso porque sou uma pessoa com uma paciência muito reduzida e quando estou prestes a irritar-me respiro fundo e digo isso com a esperança de me acalmar.

    ResponderEliminar
  18. Por acaso gostaria de saber mais provérbios e ter capacidade de me lembrar deles nas alturas certas, admiro imenso as pessoas que estão sempre a dizê-los!
    O provérbio com que eu me identifico mais é "A mentira tem perna curta", não que eu seja mentirosa, (muito pelo contrário, odeio mentiras!!!) mas penso ser uma boa detetora de mentiras :D

    ResponderEliminar
  19. adoro provérbios e muitos deles tem muito significado... Mais vale um pássaro na mão, que dois a voar é um proverbio que faz muito sentido....mais vale ter o que temos do que não ter nada....claro que temos de lutar pelo que queremos....mas as vezes achamos que o que temos não é suficiente....e há quem tenha muito menos que nos

    ResponderEliminar
  20. "Devagar se vai ao longe"... não vale a pena corrermos para ter aquilo que queremos, porque podemos tropeçar a meio do caminho. Aquilo que é nosso ás nossas mãos vem ter

    ResponderEliminar
  21. 'Há mar e mar, há ir e voltar.'
    pela referência ao mar e pela mensagem, pelos cuidados que devemos sempre ter.

    ResponderEliminar
  22. "Quem canta seus males espanta."
    Sou aquilo que se pode chamar uma cantora de chuveiro, mas a verdade é que a música sempre me ajudou a levantar a cabeça e está sempre presente, para o bem e para o mal :)

    ResponderEliminar
  23. "Mais depressa se apanha um mentiroso, que um coxo". Gosto muito deste porque, de facto, mais cedo ou mais tarde a mentira é descoberta. Se se diz que o crime não compensa...a mentira também não.

    ResponderEliminar
  24. 'A mulher e a sardinha, querem-se da mais pequenina' este é o meu provérbio preferido pois como a maioria das mulheres portuguesas sou pequenina e tenho muito orgulho disso!

    ResponderEliminar
  25. "Mais vale um passaro na mão que dois a voar". Durante a vida já fiz decisões que me mostraram que o melhor é optar por uma coisa pois podemos perder as duas, num ápice.

    Viver a Viajar

    ResponderEliminar
  26. Não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti. Acho que é um provérbio que me define :)

    ResponderEliminar
  27. Quem tudo quer tudo perde. As pessoas devem ter consciencia do que lhes é mais importante a proveitar o que têem para não perderem o rumo e o que mais importa.

    ResponderEliminar
  28. Gosto do provérbio "O pior cego é aquele que não quer ver."
    Acho que é muito verdadeiro, muitas vezes não nos apercebemos da verdade nos outros e mesmo em nós próprios, porque não queremos enfrentá-la, não queremos vê-la.

    ResponderEliminar
  29. Quem não morre de novo, de velho não escapa. Ajuda a relativizar saber que caminhamos todos para o mesmo fim e por isso há que aproveitar a vida :)

    ResponderEliminar
  30. "A felicidade é algo que se multiplica quando se divide " - Gosto especialmente deste provérbio porque ensina uma verdade, quando damos de nós a alguém, sentimos que recebemos de volta esse mesmo bem em dobro! Vale bem a pena espalhar amor para gerar mais amor. :)
    Beijinhos,
    Sónia Carvalho

    ResponderEliminar
  31. Coração que não vê é coração que não sente!, por vezes é melhor não ver e continuar a viver com o coração inteiro que partido aos pedaços, o tempo mostra tudo e cura tudo, mais é preciso calma para digerir as coisas, Bom Natal***

    ResponderEliminar
  32. "Mais vale um passaro na mao que dois a voar", porque por vezes queremos tanta coisa ao mesmo tempo que nao damos valor ao que realmente temos

    ResponderEliminar
  33. "não faças aos outros o que não gostarias que te fizessem a ti" por razões obvias se todos o seguissem o mundo seria bem melhor. beijinhos e boas festas

    ResponderEliminar
  34. Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar! porque mostra que por vezes temos que arriscar e apostar no momento e não no futuro!

    ResponderEliminar
  35. O meu provérbio favorito é "Antes calar que mal falar!". Gosto especialmente deste provérbio porque o mundo seria bem melhor se as pessoas fossem assim.

    ResponderEliminar
  36. "Mais vale tarde, que nunca!"
    Porque sou uma procrastinadora nata :-/

    ResponderEliminar
  37. Não se fazem omeletes sem partir ovos

    ResponderEliminar
  38. No aperto do perigo, conhece-se o amigo
    Porque os bons amigos estão sempre prontos para ajudar; se não estiver não e amigo!

    ResponderEliminar