CINEMA | Dior & I [2014]

As grandes marcas fascinam-me pela sua história, pela sua preocupação com o detalhe e pela sua capacidade de inovar sem perder os valores que vão passando de geração em geração. Há milhares de processos escondidos atrás de uma peça de roupa, há toda uma equipa dedicada, disposta a trabalhar intensivamente.

Não sou a maior fã de desfiles, reconheço, mas adoro perder-me entre documentários, livros e reportagens sobre o assunto. Os editoriais, as coleções, a escolha das cores, a inspiração para o conceito, a confeção de cada peça, a seleção dos modelos, e, por outro lado, as dificuldades, os erros, os "isso não está bem, começa de novo" (...). Tudo faz parte e eu aproveito todas as oportunidades para ter um vislumbre do backstage. Todas as marcas são criadas por pessoas que determinam o seu sucesso ou fracasso e o lado humano de cada uma delas inspira-me a batalhar contra os monstros que se atravessam no meu caminho.

"Dior & I" é um documentário que foca um período decisivo para a Casa Dior: as oito semanas que passaram desde a chegada de Raf Simons até à apresentação da sua primeira coleção enquanto diretor criativo da marca. Tendo como principal referência os diários de Christian Dior, "Dior & I" convida-nos a regressar ao passado e a reparar nos detalhes que ainda hoje são privilegiados nas passerelles.

De uma forma muito humana e verdadeira, o documentário retrata fidedignamente o processo de preparação de uma coleção determinante para a carreira de Raf e mostra-nos todos os seus receios, conquistas, lágrimas e preocupações. "Dior & I" é um documentário obrigatório para quem, assim como eu, fica fascinado com o backstage das grandes marcas de luxo.

Sem comentários:

Enviar um comentário