Thirteen

FAMÍLIA | 5 Coisas que a minha mãe me ensinou

"Não gastamos dinheiro que não temos". Sou muito consciente com as minhas compras e poupanças e sei que isso se deve, em grande parte, à minha mãe. Não uso cartões de crédito, abomino falcatruas e não vivo acima das minhas possibilidades. E sou feliz assim. Não sou impulsiva na hora de gastar dinheiro, não compro tudo o que quero, coloco sempre dinheiro de parte para uma emergência e consigo sempre arranjar forma de comprar algo para mim ou para as pessoas que me rodeiam sem que isso implique gastar dinheiro que não tenho.

Nada é mais importante do que a minha saúde. A nossa saúde é o bem mais precioso que temos e não há dinheiro nenhum no mundo que pague a tranquilidade que sentimos quando vemos os resultados dos exames e temos a garantia de que tudo está bem. Não há nada que justifique a atitude que nos leva a colocar a nossa saúde em risco.

Ninguém tem o direito de me intimidar. Sou obrigada a respeitar hierarquias mas nunca, em momento algum, devo aceitar uma intimidação, uma ameaça, um dedo apontado. Ainda que haja outras pessoas a exercer cargos e posições superiores à minha, ninguém me é superior e ninguém tem o direito de me insultar, de me faltar ao respeito, de ser mal educado.

"Não há almoços grátis". A minha mãe sempre me disse que "nesta vida tudo se paga" e que "ninguém dá nada a ninguém". E apesar de eu confiar facilmente nas pessoas que me rodeiam, aprendi a ficar de pé atrás em algumas situações mais sérias. Se tudo se paga nesta vida, então eu escolho como.

O "não" está garantido. O que tenho eu a perder? A minha mãe ensinou-me a arriscar, a colocar os medos de parte, a tentar a minha sorte. O "não" está garantido e todos os "sins" que receber serão oportunidades que abraçarei com toda a garra e determinação.


Instagram: @carolinanelas

12 comentários:

  1. Devo dizer que poderia ter uma lista muito parecida!

    ResponderEliminar
  2. adoro a foto, ponto número um :D depois, há ensinamentos que as nossas mães nos transmitem que são valiosos, para levar para sempre :)

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida muito boas lições, Carolina!
    http://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Este post podia ter como título: na estrada para o sucesso. Sim, assim chegas lá ;)

    ResponderEliminar
  5. são mesmo coisas essenciais que as mães nos ensinam!

    ResponderEliminar
  6. Podia subscrever tudo o que aqui listaste - a minha Mãe ensinou-me tanto, tenho tanto a agradecer-lhe! :)

    Jiji

    ResponderEliminar
  7. Tantas lições valiosas para a vida! Os meus pais também me ensinaram essas! :b
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Não há nada como as lições valiosas das nossas mummys :)

    ResponderEliminar