Thirteen

PUBLICIDADE | A Parvoíce do Solinca

O empowerment feminino está na moda e os anúncios publicitários tentam passar confiança aos espectadores demonstrando que qualquer um de nós é capaz de concretizar os seus sonhos e objetivos desde que trabalhemos para tal. No entanto, por outro lado, o Solinca resolveu seguir o caminho oposto com uma campanha que pretende demonstrar que todas as razões são válidas para ir ao ginásio - mesmo que isso signifique promover e aplaudir a insegurança que todos sentimos de vez em quando.

O que eu retiro deste vídeo é que não há nada de bom no Solinca. Não há nada que se possa destacar, não há máquinas XPTO, não há acompanhamento personalizado, não há vantagens.. Nada. Porque, se houvesse, a marca não escolheria usar esta premissa para se promover.

Se eu já não sou fã de ginásios, uma coisa é certa: se um dia me lembrar de realizar uma inscrição num, não será neste. Esta campanha demonstra uma falta de respeito tremenda e uma falta de noção absurda. Enquanto mulher, admito que me senti desprezada e diminuída por uma marca que incita a inveja e as atitudes que nos levam a viver a vida na sombra de terceiros.

10 comentários:

  1. Estou sem palavras. Não podia concordar mais contigo. Isto é inqualificável.

    ResponderEliminar
  2. Estou chocadíssima! Que razões absurdas que foram buscar para alguém treinar. Chocadíssima. Tinham tanto por onde pegar: Saúde, bem-estar, etc. e foram buscar isto???

    ResponderEliminar
  3. OBRIGADA, Carolina! A sério. Estou parva com a quantidade de gente que não vê problema nenhum neste anúncio. É TÃO ERRADO de tantas formas diferentes! Promove a insegurança, a ideia de que só valemos a pena se formos "fit", a desconfiança nos nossos companheiros, tanta coisa errada...eu sou toda a favor de fazer exercício e de lutarmos para nos sentirmos bem connosco, seja por questões de saúde ou de estética, mas estes motivos são todos tão errados e a fonte de tanta infelicidade e tanta falta de auto-estima! Estou genuinamente chocada por haver tanta gente a achar que não há razões para se fazer barulho depois de ver isto. Argh!

    Jiji-GIVEAWAY NYX

    ResponderEliminar
  4. Também não percebi qual o intuito deste anúncio... simplesmente ridículo :/

    ResponderEliminar
  5. Visto pelo lado do criativo de publicidade e falando como alguém que se formou academicamente na área, acho que a campanha foi concebida por alguém muito pouco inteligente. O objectivo básico da comunicação de uma marca/empresa é criar valor e gerar notoriedade. Ora, é evidente que uma campanha com este tipo de mensagem não traria reacções positivas. Se o criativo não percebeu que iria gerar um impacto negativo, é burro. Se percebeu que ia criar um impacto negativo e decidiu continuar com a ideia, é duplamente burro.
    Quanto à minha opinião sobre o anúncio, não é dos melhores, não. Mas não é melhor nem pior que os que são direccionados pelo Solinca ao target masculino. Se merece tanto alarido? Acho que não. Há tanta coisa tão mais preocupante e gravosa às quais as pessoas não dão atenção e tenho visto para aí malta capaz de fazer explodir a Serra da Estrela por causa disto. Acho que só nos incomoda o que nós deixarmos que nos incomode mesmo. Por exemplo, está para ser construído um armazém de resíduos nucleares a 100 quilómetros da fronteira portuguesa e disso ninguém quer saber. Prioridades...

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente, já andei nesse ginásio e não gostei nada e nunca nunca nunca aconselhei a ninguém. Bem pelo contrário. Foi uma total desilusão

    ResponderEliminar
  7. Acho mesmo vergonhoso. No geral já acho ginásios um espaço hostil, mas este anuncio passa todas as marcas.

    ResponderEliminar
  8. Não podia concordar mais contigo, chega a ser ridículo.

    www.tlganna.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Nem tenho palavras....
    http://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar