Thirteen

O APARTAMENTO | "Não tens medo?"

Perguntam-me frequentemente se não tenho medo de viver sozinha, se não é estranho não ter com quem conversar quando chego do trabalho ou durante o jantar. E eu sorrio sempre que ouço essas questões porque, na verdade, essa parte desconfortável aos olhos de tanta gente é a minha parte favorita de viver sozinha.

Chegar a casa e ter o meu tempo depois de um dia agitado (como são todos) é tudo o que preciso para respirar fundo e separar as águas. Aproveito o silêncio de um apartamento vazio que tanto me dá e percebo: eu sou perfeitamente feliz comigo mesma - porque estar sozinha e sentir-me sozinha são coisas completamente diferentes.

Adoro receber os meus amigos e namorado no meu apartamento mas gosto igualmente de aproveitar a minha própria companhia. Organizar a minha roupa e agenda, ler um pouco, escrever no blogue, aquecer as mãos numa caneca de chá bem quente, cuidar de mim... Como poderia sentir-me desconfortável ou sozinha quando sou a pessoa que melhor me conhece? 

16 comentários:

  1. "porque estar sozinha e sentir-me sozinha são coisas completamente diferentes." - agora disseste tudo!

    São esses pequenos prazeres que me passam pela cabeça quando penso em sair de casa.

    ResponderEliminar
  2. "Como poderia sentir-me desconfortável ou sozinha quando sou a pessoa que melhor me conhece?" é isto que penso todos os dias quando me encontro sozinha no meu quarto e sabe tão bem termos o nosso espaço!

    ResponderEliminar
  3. Começo por dizer que gostei especialmente da destrinça que fizeste entre o estar sozinho e sentir-se sozinho, é tão importante saber isso!!

    Se há algo por que anseio quando for viver sozinha é exatamente isso. Mesmo ainda vivendo em casa dos meus pais consigo "replicá-lo" por chegar a casa à hora de almoço a casa. Acho que é o momento ideal para organizar as ideias e fazer uma pequena pausa.

    ResponderEliminar
  4. Quando digo que um dia quero morar sozinha, recebo precisamente esse tipo de reação! As pessoas ficam logo chocadas, do tipo " não tens medo de chegar a casa e só ouvires silêncio, estar sozinha numa casa vazia, sem ninguém com quem falar". Mas é precisamente isso que quero porque, tal como dizes, o dia já é sempre agitado, precisamos de ter tempo para nós para relaxar e "desligarmo-nos."
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  5. sinto que sou tão parecida contigo nisso :)

    ResponderEliminar
  6. Eu estudo fora de casa e partilho apartamento com mais uma rapariga. Ela é muito calma e praticamente nem dou por ela, mas estar sozinha em casa é outra coisa mesmo...Sinto-me mais livre. :)

    ResponderEliminar
  7. E quem tem medo... compra um cão! Nem que seja de loiça =P

    ResponderEliminar
  8. Awww yes! É precisamente por isto que anseio sair de casa - amo os meus pais e a companhia deles, mas a visão de ter o meu próprio espaço, no meu tempo, na minha companhia, é tão tentadora! :)

    Jiji

    ResponderEliminar
  9. Concordo plenamente! Além disso, considero que o primeiro passo para ser verdadeiramente feliz é aprender a estar sozinho e a aproveitar a nossa própria companhia.

    ResponderEliminar
  10. Partilho exactamente a mesma opinião. Apesar de ainda não viver sozinha, muitas vezes fico sozinha durante semanas. E perguntam-me isso mesmo, e a minha resposta é sempre a mesma: "Também é preciso estar sozinha, e eu gosto".

    The eyes of a Mermaid
    Instagram

    ResponderEliminar
  11. Quero viver sozinha no próximo ano, se tal for possível em termos monetários, e essas são as questões que os meus pais mais me fazem "mas e não vais ter medo?" "gostas tanto de falar, com quem vais fazê-lo?" mas, para mim, são coisas que quero experienciar e experenciar não ter de lidar com pessoas que mexem com o meu bichinho pelas limpezas ou que não respeitam a hora de dormir dos outros...

    ResponderEliminar
  12. Tão eu. É tão bom viver sozinha.

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
  13. Como te percebo! Não vivo sozinha, mas se o fizesse sei que iria sentir-me exactamente assim. É muito fácil para mim estar sozinha, sem me sentir sozinha, como dizes e muito bem. É bom fazermos tudo à nossa medida, ter tudo à nossa maneira... sei lá. A ideia sempre me soou perfeita. Que sorte tens! :)

    ResponderEliminar
  14. Como te percebo, quando me mudei para Lisboa sentia-me sempre triste por estar sozinha em casa sem a agitação a que estava habituada e principalmente por estar longe daqueles que significam mais para mim, hoje adoro o meu cantinho e quando não está mais ninguém em casa são os melhores momentos! (claro que as saudades continuam cá) kiss^^


    Patsilvarte

    ResponderEliminar
  15. Vim cuscar as tuas publicações sobre morares sozinha depois do teu comentário :p
    Só pergunta essas coisas quem nunca quis morar sozinho porque a melhor parte de morar sozinho é estarmos sozinhos, pelo menos para mim. É aproveitarmos para fazermos o que quisermos, como quisermos e quando quisermos. Tão bom :D

    ResponderEliminar