QUOTIDIANO | (Mais) 4 Dicas de Poupança

Colecionar cartões promocionais. É um hábito que faz a carteira pesar mas é também extremamente útil na hora de enfrentar a caixa multibanco. As lojas apostam cada vez mais em cartões com as mais diversas condições - descontos imediatos, acumulação de pontos, ofertas especiais (...) - e esses mesmos cartões acabam por ser vantajosos para nós enquanto consumidores, especialmente quando a adesão é gratuita (o que temos a perder?).

Não ir ao supermercado com fome. Por uma razão muito simples: vamos achar que precisamos de tudo, tudo nos vai parecer delicioso e, pior, não vamos ter controlo sobre os produtos que vamos acrescentando ao carrinho porque, lá está, não estamos a raciocinar como devíamos. As bolachas, cereais e chocolates já são, por natureza, uma tentação difícil de resistir... quando estamos com fome transformam-se em dementors que nos sugam a conta bancária.

Não comprar apenas porque está em promoção. Esta é uma máxima que privilegio: se não preciso, não compro. Independentemente do valor, não faz sentido gastar dinheiro em algo que não vou usar. A promoção poderá ser aliciante mas aquela compra será, na verdade, sinónimo de dinheiro deitado ao lixo.

Aproveitar dias específicos para encher o depósito do carro. É o dinheiro que mais me custa gastar, confesso. O carro precisa de alimento mas acaba por ser dinheiro para queimar. E, nesse sentido, aproveito todos os descontos, combinações de cartões e talões e dias promocionais. Se puder poupar quinze cêntimos por litro, é isso que vou fazer.


Lê também: 5 Dicas de Poupança

10 comentários:

  1. Não sou assim tão independente financeiramente ara utilizar estas dicas apesar de já as conhecer. A minha mãe usa os cartões promocionais muitas vezes em coisas minhas pois é mais vantajoso mas de resto ainda não fui capaz de testar :p

    ResponderEliminar
  2. Não sou assim tão independente financeiramente ara utilizar estas dicas apesar de já as conhecer. A minha mãe usa os cartões promocionais muitas vezes em coisas minhas pois é mais vantajoso mas de resto ainda não fui capaz de testar :p

    ResponderEliminar
  3. A primeira é, sem dúvida, uma coisa ótima! Eu, por exemplo, só por me ter tornado cliente da Women Secret (isto é, aderir ao cartão da loja, a custo 0) já tive, por duas vezes, um desconto de aniversário que me oferecia 6€ em compras superiores a 10€. Acaba por valer bem a pena, e sem qualquer tipo de desvantagem :)

    ResponderEliminar
  4. Estas dicas valem ouro. Como tu, implemento-as a todas. Apesar do dinheiro ainda não ser meu, não gosto mesmo de ver a minha mãe a procurar as moedinhas nos bolsos perto do final do mês, por isso, tento sempre contribuir para o menor gasto possível!

    ResponderEliminar
  5. Por acaso sou bastante poupada ahah

    myboulevardblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Odeio, odeio, odeio gastar dinheiro em gasolina! É horrível e acabo por gastar imenso dinheiro nisso

    ResponderEliminar
  7. Estas dicas são tão úteis!! Eu tenho imenso cuidado em como gasto o meu dinheiro, penso durante imenso tempo se preciso daquilo ou não...
    http://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Não ir ao supermercado com fome é sem dúvida algo que levamos muito a sério aqui em casa por acaso :D

    The eyes of a Mermaid
    Instagram

    ResponderEliminar
  9. Adorei estas tuas dicas Carolina porque um objectivo meu para 2017 é poupar!

    ResponderEliminar
  10. Concordo absolutamente, principalmente com a segunda!

    ResponderEliminar