Thirteen

BLOGOSFERA | Transparência

A minha jornada pela Blogosfera começou em 2008/2009 com um blogue que alguns de vocês seguiam mas que não era tão especial como este. Porém, se há coisa que privilegio desde a minha primeira publicação é, sem dúvida alguma, a transparência das minhas palavras em cada texto. E agora que os blogues são cada vez mais comerciais e diversificados, assumindo-se como verdadeiros lança-tendências, sinto que é ainda mais importante sermos transparente com os nossos leitores. Não faz sentido de outra forma.

Não sinto que o meu blogue perca valor quando eu afirmo abertamente que uma publicação resultou de uma parceria ou que uma peça que visto me foi oferecida pela marca - especialmente porque, sendo ou não patrocinada, estou a partilhar as minhas mais sinceras opiniões. Na verdade, eu sinto que o meu blogue ganha valor quando o assumo. Para mim, as letras pequeninas no final da publicação são imprescindíveis e quando não as vejo noutros blogues, mesmo apoiando totalmente a sua rentabilização, sinto que me estão a tentar atirar areia para os olhos.

14 comentários:

  1. Não podia concordar mais. Eu prefiro que o blogger afirme que o artigo que está a usar é totalmente patrocinado mas que a sua avaliação é honesta do que tentar mascarar um facto que é visível aos olhos até dos mais leigos.
    E não percebo as inúmeras condenações em relação às parcerias. Faz parte da dimensão de um blogue. Reflecte que está a fazer um bom trabalho e que os seus leitores encaram-no como uma referência em relação às suas avaliações e sugestões. Só traz vantagens: mais sugestões reais e sinceras e mais oportunidades de trazer novas experiências para os leitores :)

    ResponderEliminar
  2. A transparência é uma coisa muito importante! Já tive parcerias que não gostei dos produtos e fui honesta. Mas gosto muito de ter parcerias porque da me a oportunidade de criar mais conteúdo! :)
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  3. Concordo perfeitamente!!
    beijinhos
    http://eyeelement.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Estás certíssima, na minha opinião. Para mim só faz sentido quando as coisas são feitas dessa forma. Revela cuidado e respeito para com quem está deste lado e, consequentemente, atribui maior qualidade às tuas publicações :)

    ResponderEliminar
  5. Eu concordo contigo. Uma blogger não deve ser julgada só porque o seu blog começou a ser rentabilizado por anúncios ou parcerias, pois considero que isso simplesmente reflete o seu sucesso - acho que deve ser um privilegio perceber que uma marca se relaciona com os valores de um blog.



    ResponderEliminar
  6. Concordo absolutamente contigo. Infelizmente já há muitos poucos blogs 100% transparentes. O que há mais são magazines de produtos "in".

    myboulevardblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. concordo totalmente Carolina :)

    http://lavitainrosaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Onde é que posso assinar por baixo?
    Sinceramente odeio aquela sensação de que um blogger não está a ser sincero. As letras pequeninas fazem toda a diferença e não vejo qual é o problema de assumir que determinado produto foi uma oferta da marca ou resulta de uma parceria.


    A Sofia World

    ResponderEliminar
  9. Eu acho que é isso que torna o teu blog especial. Essa tua honestidade e transparência faz com que as pessoas acreditem no valor da tua palavra e isso não tem preço. Se tens uma contra partida para falares de dado assunto? Faz parte do teu sucesso que as pessoas se queiram associar a ti... E eu quero ler a tua opinião porque sei que independentemente de teres essa contra partida vais ser transparente com o que dizes e sabemos sempre com o que contar!
    Infelizmente muitos blogs são só para agradar às marcas, independente da qualidade da marca em questão. No teu caso, sei que se te associas a algo é porque realmente essa coisa te diz algo e não estás simplesmente a enfiar um produto qualquer pela nossa cara a dentro. E sabemos sempre que foi patrocinado, não é aquelas reviews escondidas de rabo de fora em que sentes que te estão a vender gato por lebre!!

    ResponderEliminar
  10. Confesso que inicialmente, quando recebi as minhas primeiras peças patrocinadas, não via necessidade de citar explicitamente que eram oferecidas pela marca porque acho que não fazia grande diferença. Contudo, ultimamente tenho tido o cuidado de referenciar sempre esse aspeto porque comecei a dar-lhe mais valor e, também, porque é algo que gosto de ver nos outros blogs e agora sinto que estava mesmo em falta no meu. Tudo isto para dizer que concordo contigo, sobretudo na questão da transparência e honestidade.

    With love, Miss Melfe

    ResponderEliminar
  11. Querida Carolina, ainda não tive oportunidade de ver os e-mails do blog (tenho estado mergulhada em tantas coisas, umas um pouco difíceis de contornar) mas amanhã de manhã vai ser a primeira coisa a fazer :) quanto a esta tua posição — louvável e inquestionavelmente valorizada — só posso dizer que concordo mas que, ao contrário das letrinhas pequeninas, acho que prefiro evidenciar a posição de parceria ao longo do texto. Espero que seja suficiente para as minhas leitoras; para mim, e pelos vistas para as marcas, tem sido :)

    um beijinho enorme*

    ResponderEliminar
  12. Ao fim destes anos todos, tu e a Inês do Bobby são quem eu sigo fielmente embora muitas vezes não comente. Vocês continuam a vocês próprias e eu adoro isso!

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
  13. Já abordei esta questão algumas vezes e, de facto, é algo que me incomoda. A falta de transparência que referes tornou-se quase uma norma por estes lados. Muitas pessoas estão mais interessadas em agradar ao patrocinador de modo a originar mais parcerias que a oferecer um testemunho genuíno aos leitores. É que uma coisa não precisa necessariamente de condicionar a outra mas eles não percebem. Enfim!

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar