Thirteen

CINEMA | Hidden Figures [2016]

Passado nos anos 60, numa época de grande discriminação, "Hidden Figures" é uma ode à igualdade e um símbolo de justiça. Denunciar preconceitos - que são mais atuais do que aquilo que se pensa - é necessário e este nomeado para os Prémios da Academia comprova-o.

Apresentando-nos os problemas e desafios que as minorias enfrentaram na época em que pretos e brancos utilizavam casas-de-banho separadas e se sentavam em diferentes zonas do autocarro, "Hidden Figures" tem um elenco extraordinário e uma história inspiradora contra o preconceito. Esta é a história de três mulheres negras que trabalharam na NASA e que lutaram para receber o respeito que mereciam enquanto contribuíam para um momento importante na História dos Estados Unidos e da Humanidade.

Seria fácil criar vítimas mas a verdade é que esta longa metragem se destaca por não apostar nessa faceta. Ao longo do filme conhecemos melhor a vida de três mulheres fortes, inteligentes (autênticos prodígios!) e determinadas: Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson foram capazes de fazer a diferença na NASA, abriram caminho para que outras mulheres pudessem seguir os seus sonhos e venceram preconceitos por terem lutado pelos valores que ainda hoje devem ser relembrados diariamente.

E embora o argumento seja particularmente focado em Katherine, o filme consegue ser muito mais do que isso, combinando dois tipos de preconceitos nas personagens principais, ângulos de filmagem muito interessantes e personagens extremamente carismáticas.

"Hidden Figures" faz-nos refletir: a História da Humanidade repete-se e é muito importante não deixarmos que os mesmos erros sejam cometidos. Sobretudo numa altura em que a misoginia e o racismo são defendidos por líderes mundiais.

3 comentários:

  1. quero muito ver esse filme! Parece ter uma boa história

    ResponderEliminar
  2. Vai ser o filme que vou ver este fim de semana ! :)

    LUMOS
    Instagram

    ResponderEliminar
  3. É um filme que quero muito ver, especialmente devido à participação de Octavia Spencer!
    Beijinhos grande e muitas felicidades!

    http://chamammepequenita.blogspot.com/

    ResponderEliminar