GUARDA-ROUPA | Saltos Altos e Roupa Justa?

Este ano, no mundo da moda e das tendências de vestuário, as mulheres livram-se das calças justas e dos sapatos altíssimos e optam pelas calças mais largas, pelas sapatilhas, pelas sabrinas, pelos saltos médios. A imagem da mulher-objeto vai-se perdendo e o poder feminino ganha impacto depois de um ano nitidamente marcado pela misoginia.

Acredito verdadeiramente que devemos vestir e calçar aquilo que nos faz sentir confortáveis e confiantes. Algumas de nós preferem vestidos decotados e justos e saltos bem altos, outras - como eu - gostam mesmo é de calças de ganga - nos mais diversos modelos - e sapatos rasos. Sou uma miúda de sapatilhas e adoro que o mundo tenha finalmente percebido que os saltos altos não são obrigatórios no nosso quotidiano e que a nossa confiança não pode depender de um par de sapatos que nos magoam os pés.

Há uns anos eu acreditava que, para construir um coordenado elegante, eu precisava de uns bons sapatos de salto alto. Hoje não penso da mesma forma. E ainda que seja muito feliz nas ocasiões que me levam a usar os sapatos que combino estrategicamente com um dos meus vestidos de festa, não me permito a ser menos feliz ou confiante no meu quotidiano, de sapatilhas e calças de ganga rasgadas.


Fotografia: Josefinas Portugal

8 comentários:

  1. Eu sou super fã de saltos, cunhas e de sabrinas. As sabrinas então são super versáteis e permitem aliar a elegância ao conforto.
    Ténis nunca usei sem ser para fazer desporto. (all stars não contaaaam! :P) Não sei coordena-los com nada, acho que fica demasiado casual. Admiro quem é capaz de os usar até com vestidos e a coisa parecer bonita. Eu ainda não atingi essa maturidade xD

    ResponderEliminar
  2. Eu estou a gostar bastante destas iniciativas, até porque acho que sapatilhas ou sapatos rasos não tiram a feminidade a uma mulher. A nossa capacidade para ser sedutoras, empreendedoras ou ativas não depende do que calçamos! (:

    ResponderEliminar
  3. Não podia concordar mais contigo! Na verdade nunca fui de saltos, sempre preferi ténis e sapatos rasos a saltos altos. A minha altura é um fator importante nessa escolha mas o mais importante, para mim, é o conforto do qual não abdico mesmo. E é muito bom que, além de mim e de nós, toda a sociedade esteja a adotar a mesma mentalidade.

    With love, Miss Melfe

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente! Gosto imenso de saltos altos, mas também adoro ténis e sabrinas! O mesmo se aplica a roupa justa e boyfriend jeans! Uso o que me apetece e o importante é sentirão-nos bem com aquilo que escolhemos!
    Haul de Beleza | LIP LOVE BAG DE JANEIRO (SO SUSAN)

    Ukuhamba, Facebook

    Ukuhamba

    Ukuhamba, Instagram

    ResponderEliminar
  5. Eu nunca usei sapatos altos, por isso fico feliz que a mentalidade esteja a evoluir nessa forma.
    kiss na cheek

    ResponderEliminar
  6. Durante a semana não posso usar sapatilhas mas no fim de semana é certinho que uso (salvo quando chove, que uso botas).

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
  7. Saltos alto nunca! Andar com dores? Não sei o que isso é. Eheheheh

    ResponderEliminar
  8. Como em tudo no mundo da moda, é uma questão de atitude. Uma rapariga com ténis e atitude é muito mais elegante que uma rapariga desconfortável com saltos altos =)

    ResponderEliminar