SOLIDARIEDADE | Consignação de IRS

Sabiam que podem doar uma parte do vosso IRS a uma instituição da vossa escolha? É verdade - basta que preencham o Quadro 11 do Modelo 3 da declaração de IRS. Ao preencher este formulário,  os contribuintes podem encaminhar parte do imposto para uma entidade, doando uma parte do dinheiro que o Estado iria receber.

Instituições religiosas, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ou Pessoas Coletivas de Utilidade Pública e Pessoas Coletivas de Utilidade Pública de Fins Ambientais são as entidades que podem receber 0,5% do IRS liquidado do contribuinte. Existem cerca de 3000 instituições à espera de apoios e esta é a altura perfeita para apoiar aquela que nos toca no coração - sem desculpas pois, enquanto contribuintes, não temos quaisquer custos. Vamos ajudar quem mais precisa?

6 comentários:

  1. Sou presidente da direção de uma IPSS. Devido às dificuldades que a nossa instituição atravessa tanto eu como os outros membros da direção desempenhamos os nossos cargos como voluntários para não acarretar ainda mais custos para a instituição e para que a instituição não fechasse as portas. Trabalhamos com crianças e temos 3 salas (berçário, creche e jardim de infância) e nossa principal preocupação é melhorar as suas condições e as do ambiente que as acolhe durante grande parte do dia. Se nos quiseres apoiar, terei todo o gosto em fornecer-te os dados. Com as dificuldades que atravessamos todas as ajudas fazem a diferença :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano já decidi que entidade vou ajudar - infelizmente, não podemos ajudar todos os que merecem (e precisam de) ajuda - mas convido-te a partilhar connosco o nome da IPSS para que todos os que por aqui passam possam colocar essa hipótese em cima da mesa na hora de preencher o formulário.

      Eliminar
  2. Sei que parece ingrato, mas gostava de poder ajudar instituições que apoio aos animais. Também era interessante poder doar à sociedade protectora dos animais por exemplo. Porque também precisam. Ainda não sei quem vou ajudar. Talvez bombeiros, fazem tanto por nós e às vezes são tão esquecidos.


    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  3. É de valorizar este tipo de iniciativas. Se existe essa possibilidade e se o conseguimos fazer, é uma grande ajuda.

    ResponderEliminar
  4. É uma iniciativa muito bonita. Para já ainda entro no IRS da minha mãe, por isso, resta-me abordá-la com a sugestão. Quando for eu a descontar e a receber, poderei então doar e ajudar!
    Gosto tantooooo que partilhes estas coisas solidárias.

    ResponderEliminar