Thirteen

LISBOA, PORTUGAL | Lisboa Story Centre

Localizado em pleno Terreiro do Paço, o Lisboa Story Centre é um museu interativo que nos leva numa viagem no tempo para nos contar os principais eventos ocorridos na capital lusitana. Lisboa tem uma história fascinante para partilhar e o Lisboa Story Centre aplaude-a de uma forma moderna, cativante e muito bem estruturada.

Os factos históricos são preservados ao longo das salas e, de forma interativa e cronológica, o Centro propicia-nos uma viagem no tempo que dura aproximadamente uma hora. Através da utilização de cenografia, multimédia e experiências sensoriais, o Lisboa Story Centre apresenta relatos de eventos que aconteceram no espaço delimitado pela Baixa Pombalina e pelo Terreiro do Paço, explorando os mitos e realidades de uma cidade com muitas histórias para contar.

A exposição é composta por cinco áreas principais e somos sempre conduzidos por um contador de histórias que nos acompanha através do audio-guia (disponível em diferentes idiomas e em duas versões: para adulto e para criança) e que nos ajuda a caminhar ao longo das diferentes épocas, num passeio envolvente e muito interessante. Todas as salas têm sensores e os audio-guias são automaticamente ativados assim que entramos num novo capítulo, sendo que os cheiros, luzes e ruídos de cada zona também acompanham a história que estamos a ouvir (aplausos para esta sincronização tão bem conseguida). Destaco ainda a experiência imersiva do Terramoto de 1755, um tema que me arrepia particularmente e que me causa sempre alguma confusão. 

O Lisboa Story Centre dá-nos uma nova perspetiva de Lisboa - não pelos factos históricos que já conhecemos mas pela forma como eles nos são apresentados. A visita termina na sala dedicada ao 25 de Abril e nós despedimo-nos do Centro com a certeza de que Lisboa tem muito mais para nos oferecer do que aquilo que já conhecemos.


3 comentários:

  1. Tantos anos a estudar em Lisboa e nunca ouvi falar disto!
    Adoro que tenham a versão criança, normalmente são muito mais engraçadas e os miúdos adoram.
    Obrigada pela sugestão :)

    http://marquesadecaraba.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha ouvido falar, mas parece um museu mesmo interessante, quero visitar! É tão bom existirem museus assim, que falam da história de uma cidade de forma tão interativa e dinâmica :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar