Thirteen

BLOGOSFERA | Parcerias: Sim ou Não?

Com a popularização dos blogues e graças ao impacto que estes passaram a ter nas massas, chegou a possibilidade de os rentabilizar e de oferecer aos bloggers mais do que visualizações e comentários. As marcas perceberam que a publicidade tradicional já não resultava e descobriram nos blogues uma forma de chegar ao seu público-alvo de uma forma menos agressiva, menos intrusiva e, idealmente, mais natural. Eu, enquanto blogger e enquanto consumidora, acho excelente.

Pessoalmente, apoio a 100% a rentabilização dos blogues desde que haja transparência e critérios de seleção. As parcerias são, sem dúvida alguma, vantajosas para marcas, bloggers e leitores e conferem uma dinâmica diferente e muito interessante aos blogues. Ainda assim, acredito que cada blogger deve definir muitíssimo bem a sua postura perante esta questão e refletir sobre o tipo de blogger que pretende ser.

Quando um blogue começa a mostrar resultados e números significativos, há certas questões que devem ser colocadas em cima da mesa: estou interessada em estabelecer parcerias? Acredito que a parceria em questão será vantajosa para mim e para os meus leitores? Que critérios terei em mente na hora de dar uma resposta a uma marca que me contactou? Irei contactar marcas para rentabilizar o meu blogue ou esperarei que o blogue cresça por si e se torne visível para que seja comercialmente interessante? Serei capaz de ser transparente com os meus leitores? Irei publicitar apenas aquilo que há de bom ou poderei ter publicações com pontos menos positivos sobre alguns produtos provenientes - ou não - de parcerias? 

Na última semana terminei uma parceria com uma marca com a qual colaborei em dois momentos diferentes e que tinha intenções de continuar trabalhar comigo. Fi-lo porque, na segunda colaboração, a marca demonstrou ser pouco profissional na resolução de problemas e porque percebi que a nossa forma de pensar não estava em sintonia. Quão hipócrita seria se mantivesse a colaboração? Como poderia dizer bem do serviço ou do produto se, na realidade, fiquei insatisfeita? Não podia. Desejei-lhes o maior sucesso e segui o meu caminho. 

E, honestamente, acredito que é esta sinceridade que falta a alguns bloggers. Receber produtos grátis é tentador mas nunca, em momento algum, poderá colocar em causa aquilo que construímos até então. Uma parceria não poderá significar, nunca, o afastamento dos nossos leitores. É importante sermos fiéis a nós próprios e aos nossos valores. Sempre.

9 comentários:

  1. tens toda a razão! até agora não tive problemas com as parcerias que estabeleci, mas já tive que negociar algumas coisas para me manter fiel aos meus valores por exemplo :) gostava que todos fizessem o mesmo, assim nenhum trabalho era desvalorizado (sim porque algumas marcas desvalorizam o trabalho que temos)

    ResponderEliminar
  2. Estou em completa sintonia contigo, Carolina! Acho que as parcerias podem realmente ser vantajosas não só para o blogger - afinal de contas, é o reconhecimento do seu trabalho e, de certa forma, um retorno do seu esforço - mas também para os leitores, principalmente quando a parceria (lá está) é bem pensada e vai de encontro aos valores e à própria fórmula do blog. Pessoalmente, adoro conhecer novas marcas através de uma blogger cujos gostos eu já identifico e sei que são opiniões genuínas. Também gosto dos descontos, das sugestões, de ver como determinada marca, afinal, pode ser interessante para mim e, de outra forma, eu não chegaria a essa conclusão. As parcerias são, também, um veículo de informação e o melhor é que, quando sabemos que o blogger é de confiança e transparente, temos a garantia de que aquilo que passa para nós é muito conciso e sem engodos. O teu episódio com o cancelamento da parceria com a marca só revela a tua transparência :)
    Por outro lado, às vezes gostava que alguns bloggers gostassem de continuar a trabalhar à margem das parcerias; que continuassem a produzir conteúdo com empenho, mesmo quando não há nada para promover. Às vezes sinto que muitos colegas comecam a agarrar-se desesperadamente à publicidade como gatilho para o conteúdo e eu acredito que tem de ser o contrário. Este tipo de comportamentos nota-se e torna-se um pouco desleal aos leitores :)

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente com tudo o que escreveste. Uma opinião, desde que seja honesta e transparente, de qualquer serviço ou produto é de interesse para todos os seus leitores. Não interessa se o motivo é porque foste abordada pelos teus parceiros ou se simplesmente acordaste te apeteceu partilhar algo de uma marca que usas. O busílis da questão é mesmo a relação marca-blogger ser orgânica e estar em sintonia. O post ser pago ou ter qualquer outra contrapartida, para nós leitores devia ser indiferente porque é a opinião de dado blogger aquilo que procuramos. Agora, se a parceria parecer forçada e não haver um esforço do blogger em mastigar a publicidade para que se insira nos seus conteúdos normais só porque o blogger quer ter coisas "à pala" ou estar associado a um grande nome... isso já não acho correcto para nós o publico que segue fielmente o blog.

    Infelizmente há bloggers que já nem publicam outro conteúdo que não material resultante das parcerias. E como marcas são parceiras de inúmeros blogs acaba por se ver muitos posts quase iguais. Isso bastante triste e um turn off gigante para a vontade de os visitar.

    Mas lá está, os bloggers com parcerias que sigo sei que estão a ser 100% honestos e transparentes! Como é o teu caso. Cada post teu tem exactamente a mesma qualidade seja pago ou não. Se é pago/com parceria óptimo, porque mereces esse reconhecimento pelo teu empenho, trabalho e dedicação.

    ResponderEliminar
  4. Eu concordo com o que dizes e bato palmas à tua decisão porque não são muitos os que conseguem terminar uma parceria que, não importa os erros, continuam com ela porque é vantajoso para o blogue.

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
  5. Neste momento não aceito parcerias e não faria sentido fazê-lo agora mas um dia quem sabe..!

    ResponderEliminar
  6. Concordo absolutamente, porque vejo os blogues como algo mais pessoal, algo em que posso ler uma verdadeira opinião. Aliás, está aí a grande vantagem em relação a outros meios publicitários... E a verdade é que funciona. Quantas vezes não me vi já a abrir um link de uma marca de roupa e a comprar a peça que a blogger sugeriu? Uiii. Muitas, mesmo. Mesmo quando não são parcerias, mas simplesmente porque o meu gosto é semelhante ao de alguém que partilhou um look. É esta parte pessoal que aprecio e deixaria de fazer sentido se se publicassem coisas só por se receber dinheiro.

    ResponderEliminar
  7. Concordo com tudo aquilo que dizes! Também sou a favor das parcerias, mas com peso e medida e que, acima de tudo, se encaixem no blog que pretendemos construir. Não sou nada a favor daquelas bloggers que aceitam parcerias a torto e a direito só para receber coisas de graça. Acima de tudo, nas parcerias (e em tudo que tem a ver com o nosso blog,aliás), devemos ser sempre honestos connosco próprios e com os leitores.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  8. Quando há parcerias é uma vantagem para toda a gente, só se deve manter fiel aos leitores e à sua própria opinião, porque de resto é só vantagens,basicamente sou da mesma opinião e não tenho muito mais a acrescentar!
    Beijinhos
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ResponderEliminar
  9. Que pena que marcas ainda agem de forma menos profissional, mesmo quando os pontos de vista diferem o profissionalismo nunca deve faltar. Tens toda a razão! Adorei o post.

    http://pt.witkonijn.net/

    ResponderEliminar