Thirteen

BLOGOSFERA | Solução? Limpar a lista de leitura.

Nos últimos meses - ou até no último ano, se não mais - tenho vindo a notar que os sentimentos negativos se têm multiplicado neste mundo dos blogues. Cada vez há mais textos de crítica baseados em ódio, raiva e inveja. Não me refiro a ninguém em particular - nem tão pouco a um blogue em específico - mas é algo que me entristece de uma forma geral. Há demasiadas opiniões radicais sem fundamento, demasiado egocentrismo, demasiada amargura.

Cada vez mais tenho uma posição despreocupada relativamente a essas publicações que vão aparecendo um pouco por todas as redes sociais mas, ao mesmo tempo, não consigo fingir que não existem. Todos os dias leio frases feias, sarcasmo que disfarça inveja, críticas desnecessárias e crises despropositadas e, ainda que me tente distanciar desse negativismo, não deixo de sentir algum incómodo. Gosto demasiado deste mundo para não me entristecer com esta fase (que espero que seja apenas isso mesmo - uma fase).

Digo-o muitas vezes mas repito-o: há espaço para todos os blogues e para todos os objetivos. A Blogosfera é suficientemente grande para nos permitir escolher aquilo que vai de encontro aos nossos interesses e metas e sinto que seríamos todos muito mais felizes e tranquilos se deixássemos de nos focar naquilo que não gostamos ou que não nos desperta curiosidade. A solução é muito simples: limpar a lista de leitura, escrever sobre aquilo que realmente nos fascina (sem tentar agradar a gregos e troianos) e continuar a acompanhar os bloggers e blogues com quem nos identificamos. Há milhares de blogues pelo mundo fora... para quê ficarmos agarrados àqueles que nos irritam?

7 comentários:

  1. a blogosfera era tão unida e eu sentia mesmo que era genuíno o que as pessoas escreviam aqui, mas parece que foi mudando ao longo do tempo...está mesmo diferente de quando eu comecei!

    ResponderEliminar
  2. É uma opinião da qual partilho. Um blogue é um espaço pessoal, onde podemos e devemos ter a liberdade de escrever sobre aquilo que mais gostamos, quando e como queremos. Não deve ser fonte de negativismo e más energias.

    ResponderEliminar
  3. Não tenho notado muito, mas também nem sempre venho ao blog, bjs amiga

    ResponderEliminar
  4. Verdade...eu pelo menos umas 2 ou 3 x por ano faço uma limpeza na lista de leitura, há sempre aqueles blogs que seguimos e que deixaram de existir.

    ResponderEliminar
  5. OBRIGADA por isto, Carol! Ando exactamente com a mesma sensação encravada na garganta, confesso. Vejo tanto post só a dizer mal "porque sim", faz-me tanta confusão...no entanto é difícil escrever sobre isso sem parecer que somos mais um lol live and let live, era tão mais fácil se pensássemos assim!

    Jiji

    ResponderEliminar
  6. O que mais me preocupa é pensar que isso um dia pode vir a estragar aquilo de tão bom que a blogosfera tem. O melhor para contrariar isso é mesmo o que dizes, "limpar a lista de leitura".

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pelo texto. Positivo e incisivo.

    ResponderEliminar