Thirteen

LISBOA, PORTUGAL | Castelo de São Jorge

Perdoem-me os fãs do Castelo de São Jorge mas, para mim, a visita vale apenas pela vista sobre Lisboa (nada lhe rouba essa distinção). De uma forma crua, não sinto que o preço do bilhete justifique a visita e aquilo que o torna especial é realmente o facto de ter sido construído durante o século VI na colina mais alta da cidade (e o facto de ter sido conquistado por D. Afonso Henriques, é claro!). 

O Castelo de São Jorge convida-nos a explorá-lo ao nosso ritmo entre muralhas e objetos doutros tempos mas, em simultâneo, desilude pela falta de explicações ao longo do percurso - sinto que podia ser um local maravilhoso tanto para residentes como para turistas se estivesse melhor aproveitado.

Talvez tenha sido um erro nosso não optar pela visita guiada mas os espaços turísticos têm que estar preparados para todas as opções de visita que oferecem ao turista e no Castelo de São Jorge, infelizmente, isso não acontece. A experiência não é plena e, ainda que os detalhes sejam fascinantes, assim como a vista (que não me canso de destacar), este não é um monumento que anseio visitar novamente (a não ser para as atividades que oferecem na sua agenda cultural - a ideia do cinema ao ar livre é ótima!).









Fotografias: Carlos Braga

10 comentários:

  1. A vista é mesmo o melhor do Castelo, porque o preço acaba por ser um bocadinho puxado para aquilo que podes ver lá. Acho que o melhor é mesmo visitar o Castelo e depois ficar por lá um bocado, na conversa ou numa espécie de piquenique improvisado. Eu visitei-o no ano passado, mais ao fim do dia, e ver o pôr-do-sol a partir de lá é qualquer coisa! :D
    Já agora, de acordo com as notícias que têm saído, as visitas ao Castelo vão passar a ser gratuitas ao domingo de manhã, para toda a gente (para quem tem morada registada em Lisboa já era)!

    A Sofia World

    ResponderEliminar
  2. Não foram à Câmara Obscura? Para mim, além da vista (claro) é a melhor razão para ir ao Castelo. Só existem 9 em todo o mundo e a minha estreia foi em Edimburgo, gostei tanto que, agora, sempre que descubro uma, faço questão de experimentar. E a de Lisboa é igualmente incrível! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Informaram-nos que só era possível com visita guiada (era a parte que mais curiosidade tinha para ver) por isso não tivemos essa oportunidade :/

      Eliminar
    2. Que estranho, quando lá fui não era necessário que fosse visita guiada :/

      Eliminar
  3. Estás perdoada, Carolina. Eu acho exatamente o mesmo (:

    ResponderEliminar
  4. Sendo de Lisboa quase que me envergonho de dizer que não conheço o Castelo de São Jorge. E tenho pena. Ainda que o interior peque pela falta dos elementos que referiste, a vista sobre a cidade é lindíssima, de facto.

    ResponderEliminar
  5. Vivo em Lisboa e conta-se pelos dedos o número de vezes que visitei esse lindo castelo. A vista é mágica!
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  6. Nunca visitei o Castelo de São Jorge. A vista é mesmo magnífica:).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  7. Já fui algumas vezes a Lisboa, mas nunca visitei o castelo. Mas tenciono fazê-lo, a vista sobre a cidade é mesmo bonita!

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto muito, mas fui lá sempre a correr... foi isso que achei que me faltava, tempo. Mas se calhar, se tivesse ido com tempo, teria a tua opinião.

    ResponderEliminar