Thirteen

CINEMA | Crash [2004]

Ainda estou a tempo de vos fazer uma recomendação para este fim de semana? Então, aqui vai: "Crash", um filme de 2004 que continua atual e que nos apresenta histórias paralelas que têm sempre em comum o preconceito, a corrupção e a discriminação racial.

Vencedor de três Oscars, "Crash" consegue ser imprevisível na medida certa e surpreende-nos enquanto o argumento se vai desenrolando e intensificando. As personagens são trabalhadas com detalhe e são tão importantes para o desenvolvimento da(s) história(s) que acabamos por querer saber sempre mais sobre as suas vidas, as suas batalhas, os seus problemas e a forma como se cruzam umas com as outras. Não há momentos mortos e, enquanto espectadores, sentimo-nos presos ao ecrã e queremos seguir atentamente os seus comportamentos e atitudes (ninguém é verdadeiramente inocente).

"Crash" é um retrato do preconceito: as pessoas dizem o que pensam sem filtros, os abusos de poder são constantes, a discriminação racial é óbvia desde o primeiro momento e não há meias palavras. "Crash" conta com um elenco de excelência e é, na verdade, um grande filme por apresentar realidades muito atuais de uma maneira muito concreta e objetiva. Acredito que esta longa metragem possa ser, inclusive, um abre-olhos para muita gente que pensa que as coisas só acontecem longe.

1 comentário:

  1. Um filme antigo mas que, infelizmente, ainda faz sentido. Gostei muito, vi-o há imenso tempo e ainda hoje me lembro de algumas cenas marcantes.

    ResponderEliminar