Thirteen

LIVRO | Licenciei-me... E Agora?

Este é um livro que guardo com muito carinho na minha estante. Primeiro, porque foi escrito pela Catarina - uma blogger que acompanho há já vários anos e a quem desejo o maior sucesso -, segundo, porque tive a oportunidade de dar o meu testemunho e de contribuir para que as ideias da autora tivessem o formato que ela desejava e, terceiro, porque a Catarina fez questão de me oferecer um exemplar.

"Licenciei-me... E Agora?" é um livro muito objetivo. Escolher um curso e enfrentar o primeiro ano de Faculdade é assustador mas ser Finalista e saber que a entrada no mercado de trabalho se aproxima é aterrorizante. Quando nos despedimos das rotinas académicas depois de quinze - ou mais - anos a vivê-las, somos atirados aos lobos e vamos andando e aprendendo, enquanto cometemos alguns erros pelo meio. O diploma serve-nos de pouco e a falta de experiência deixa-nos inseguros - é normal.

A Catarina agarrou-se às dúvidas e perguntas que um recém-licenciado faz assim que se vê num momento de incerteza e compilou nas páginas do "Licenciei-me... E Agora?" as respostas. O resultado? Um livro extremamente informativo e útil que não esquece as várias possibilidades para uma só situação e que oferece dicas, truques e conselhos pertinentes sobre tudo o que está relacionado com uma fase de vida que tem tanto de importante como de desafiante.

A leitura é fluída e a inclusão de experiências pessoais e de testemunhos de outras pessoas faz com que o livro, para além de acessível, seja equilibrado e imparcial. Não há uma fórmula infalível para o sucesso empresarial mas este "Licenciei-me... E Agora?" poderá ser uma excelente ajuda para quem está mais perdido ou não vê resultados nas suas ações.

Não posso dizer que este livro tenha sido essencial para mim pois chegou numa fase relativamente estável da minha vida profissional mas guardo-o com carinho e sinto que, se - e/ou quando - precisar de fazer um CV ou de abraçar um emprego novo, irei consultá-lo. Quanto ao meu testemunho... escrevê-lo-ia de uma forma completamente diferente se o escrevesse agora (não é sempre assim?)  porque já estou a trabalhar noutros projetos e noutras áreas mas não posso deixar de me sentir orgulhosa (e honrada) por ver o meu nome e o link para o "Thirteen" num livro tão bem conseguido. Parabéns, Catarina, e obrigada pela confiança!

3 comentários:

  1. Estou mesmo muito curiosa em relação a este livro. Como me aproximo da entrada no mercado de trabalho, tenho imensas dúvidas...

    ResponderEliminar
  2. Parece mesmo interessante o livro. Uma boa prenda para oferecer a algúem que se encontra numa situação dessas :) Muitas felicidades Catarina.

    ResponderEliminar
  3. Estou muito curiosa por ler esse livro, sobretudo por ser escrito por uma blogger que já sigo há muito tempo. Ainda sou universitária, mas tenho a certeza que esse livro me vai ser muito útil :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar